Exercícios para corrigir hérnia de hiato

Os sintomas de hérnia de hiato são bastante desconfortáveis e são mais intensos após as refeições, especialmente quando estas são compostas por alimentos gordurosos, picantes, frituras ou por bebidas alcoólicas.

Além disso, os sintomas surgem devido ao fato de uma pequena porção do estômago passar pelo hiato, que é o orifício presente no diafragma que deve deixar passar apenas o esôfago. Dessa forma, como há alteração no estômago, o ácido gástrico consegue subir até o esôfago e provocando irritação nas paredes, resultando no aparecimento dos sintomas, sendo os principais:

  1. Azia e queimação na garganta;
  2. Dor no peito;
  3. Sensação de vômito;
  4. Arrotos frequentes;
  5. Dificuldade para engolir;
  6. Tosse seca persistente;
  7. Gosto amargo na boca;
  8. Mau hálito;
  9. Sensação de estômago muito cheio após as refeições.

É importante que na presença de sinais e sintomas de hérnia de hiato, o gastroenterologista seja consultado, pois assim é possível avaliar a frequência e intensidade dos sintomas e, assim, ser indicado o melhor tratamento para combater os sintomas e evitar que voltem  acontecer, podendo ser recomendada mudanças na dieta e no estilo de vida, por exemplo.

Exercícios para corrigir hérnia de hiato

Sintomas de hérnia de hiato grave

Sintomas como febre, náuseas, vômito com sangue e dor muito intensa no abdômen, são considerados indicativos de gravidade da hérnia de hiato, isso porque podem estar associados com o estrangulamento dessa hérnia, em que o conteúdo que está presente no local fica preso, prejudicando a circulação sanguínea.

Além disso, outros sintomas de gravidade de hérnia de hiato estão relacionados com o fato do conteúdo ácido do estômago ficar em contato direto e frequente com a parede do esôfago, causando ainda mais irritação local e favorecendo o aparecimento de úlceras bastante dolorosas e que podem sangrar.

Assim, na presença desses sintomas é recomendado que o gastroenterologista seja consultado, pois assim é possível avaliar a gravidade dos sintomas através da realização de alguns exames, como raio-X e endoscopia, por exemplo.

Principais causas

Embora não exista uma causa específica para o desenvolvimento de uma hérnia no hiato, esta alteração é mais frequente em pessoas com mais de 50 anos, com excesso de peso ou em grávidas, possivelmente devido ao enfraquecimento do diafragma ou aumento da pressão no abdômen.

Além disso, existe ainda um tipo mais raro de hérnia de hiato que afeta apenas os recém-nascidos, devido a uma falta de desenvolvimento do estômago ou do diafragma. Saiba mais sobre a hérnia de hiato.

Como aliviar os sintomas

A melhor forma de aliviar os sintomas consiste em fazer algumas alterações na dieta, devendo a pessoa evitar fazer refeições muito volumosas e evitar comer alimentos muito gordurosos ou condimentados. Além disso, também se deve evitar deitar depois de comer e elevar a cabeceira da cama para dormir, para permitir que o conteúdo do estômago não suba para o esôfago. Confira uma lista mais completa do que evitar na hérnia de hiato.

Em alguns casos, o gastroenterologista também pode receitar remédios protetores gástricos, como Omeprazol ou Pantoprazol, para proteger as paredes do esôfago e aliviar os sintomas. Nos casos mais graves, em que os sintomas não melhoram com as alterações na dieta ou o uso de medicação, pode ainda ser necessário fazer cirurgia para tentar corrigir a hérnia de hiato.

Veja também algumas dicas que ajudam a aliviar os sintomas da hérnia de hiato no vídeo a seguir:

Ola, tenho hernia hiatal e refluxo posso fazer exercícios na academia?

Pode sim, mas precisa tratar o refluxo porque pode causar problemas no futuro como câncer de esôfago.

Pode, porém os exercícios podem piorar os sintomas, já que aumenta a pressão dentro do barriga. O mais aconselhável nessa situação é a correção cirúrgica no mesmo tempo da hérnia de hiato e do refluxo. Procure um cirurgiāo digestivo para lhe acompanhar.

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Escrito por: Jon Williams

Escrito em: November 20, 2021

Exercícios para corrigir hérnia de hiato

Se você tiver uma hérnia de hiato, pode questionar o método convencional de quais exercícios são ideais. Quando houver sintomas agudos, o exercício é, provavelmente, a última coisa em sua mente. Talvez ache que certos tipos de exercício fazem piorar os sintomas. E a maioria das pessoas pensa em uma hérnia como algo que acontece quando estica ou rasga um músculo, então pode pensar que o exercício causou isso em primeiro lugar. No entanto, a relação entre exercício e uma hérnia de hiato não é tão simples. As chances são de que exercício não causa diretamente a hérnia e o tipo certo de exercício poderia ser apenas o que o médico receitou.

Uma camada de músculo chamada diafragma separa o tórax do seu estômago. O diafragma ajuda a respirar, mas também ajuda a manter o seu estômago abaixo de sua cavidade torácica, onde pertence. Uma hérnia hiatal ocorre quando há uma ruptura no diafragma e o estômago se projeta através da abertura. A menos que a hérnia de hiato seja grande, geralmente pode se curar com o tempo. Certos tipos de exercícios podem promover a cicatrização.

Causas

As causas específicas de uma hérnia hiatal não são conhecidas, mas o exercício não tem sido identificado como uma causa. Os fatores de risco para a hérnia hiatal, no entanto, foram identificados e incluem obesidade, idade avançada e tabagismo. Na medida em que o exercício promove o peso saudável e diminui o risco de obesidade, reduz as chances de desenvolver uma hérnia de hiato.

A hérnia hiatal não causa diretamente a dor, mas não contribui para uma condição chamada de doença do refluxo gastroesofágico, ou DRGE. Ocorre quando o alimento e os sucos digestivos do estômago voltam para o esôfago, que é o tubo que conduz da boca ao estômago. Um músculo chamado esfíncter esofágico inferior circunda o esôfago inferior direito acima da entrada para o estômago. Esse músculo relaxa para permitir que o alimento vá para dentro do estômago e aperta para fechar o esôfago para manter alimentos e sucos digestivos no estômago. As hérnias de hiato parecem causar mau funcionamento no esfíncter esofágico inferior, permitindo que o conteúdo do estômago volte para o esôfago, uma condição conhecida como refluxo ácido.

Sintomas

Os sintomas mais proeminentes da hérnia de hiato são os que experimenta porque da DRGE, incluindo azia, dor no peito, o gosto do ácido do estômago para a boca e ressaca ou vômitos do conteúdo do estômago para a boca. A dor pode ser intensa e, por vezes, pode perturbar significativamente o seu dia a dia.

Benefícios do exercício

Regulares e curtos períodos de exercício de intensidade moderada pode reduzir os sintomas da DRGE e melhorar hérnia hiatal. Exercícios e atividades que ajudam a perder peso, apertar os músculos do estômago ou reforçar o seu diafragma pode ajudar a prevenir a hérnia hiatal e pode promover a cura. Por exemplo, ioga, exercícios de respiração profunda e exercícios aeróbicos que causam a respiração profunda fortalecem seu diafragma. Essas atividades também queimam calorias e ajudam no controle de peso.

Exercícios que causam problemas

Embora o exercício, em geral, possa promover a cura, certos tipos de exercícios e atividades podem piorar os sintomas. Exercícios aeróbicos que agitam o corpo, como corrida vigorosa, podem induzir o refluxo ácido, mesmo em quem não tem problemas com azia crônica, de acordo com o artigo de 26 de julho de 2010 do "The New York Times". Exercícios e atividades em que coloca pressão plana ou lugar no estômago também podem causar refluxo ácido. Fazendo supino, flexão de perna, elevações de perna e surf, por exemplo, criam pressão abdominal e a posição em que se fica em relação à gravidade ajuda a mover o conteúdo de seu estômago para o esôfago.

Soluções

Primeiro, evite comer duas horas antes do exercício. Segundo, se tiver uma hérnia de hiato, evite os exercícios de problema. Enquanto a hérnia está se curando, ande de bicicleta estacionária, faça exercícios de ioga e participe de atividades mais suaves que não agitam o seu conteúdo estomacal.