Diferença entre banda larga é fibra óptica

Se você está lendo este texto, é porque já está familiarizado com internet, certo? Realmente, é difícil imaginar as nossas vidas sem essa tecnologia que nos conecta com tudo e com todos. Por isso, estamos sempre buscando maneiras de aumentar a velocidade da nossa conexão.

Nessas buscas, você já deve ter ouvido falar da internet de fibra óptica. Mas, afinal, o que ela tem de tão vantajoso em relação à internet comum? É o que você vai descobrir aqui. Confira!

Diferença entre banda larga é fibra óptica
Imagem ilustrativa

O que é fibra óptica?

A fibra óptica é uma tecnologia que funciona da seguinte forma: os dados são transformados em luz e enviados para o seu destino por meio de cabos especiais de fibra óptica. Por não usar eletricidade na transmissão dos dados, como acontece no caso da internet banda larga “comum”, essa tecnologia é muito mais estável e permite que a largura de banda seja maior, ou seja, mais velocidade para navegar online.

A internet de fibra ótica é muito boa, já que tem bastante capacidade de transmitir dados em uma velocidade impressionante. Para você ter uma ideia, um cabo transmite aproximadamente um bilhão de bits por segundo!

Como surgiu a fibra óptica?

Hoje em dia, usamos a internet para tudo, seja para conversar com amigos no WhatsApp, para pedir um carro particular em um app, para reabastecer a geladeira, para ouvir música, para aumentar a segurança da casa. Enfim, a tecnologia se tornou a nossa maior aliada, e precisamos de uma conexão estável para que tudo à nossa volta funcione perfeitamente.

Com o tempo, cientistas e especialistas chegaram à conclusão de que os cabos de cobre não apresentam uma velocidade tão alta, a ponto de manter uma conexão estável e sem interferências externas em diversos aparelhos ao mesmo tempo. Por isso, a internet de fibra ótica ou óptica se popularizou nos lares e nas empresas de todo o mundo.

Quais são os principais usos e benefícios da internet de fibra óptica?

Além de ser mais estável e apresentar uma velocidade bem maior do que a internet que funciona por fios de cobre, essa conexão permite que você tenha downloads e uploads muito mais rápidos. A internet banda larga de fibra ótica também permite que vários aparelhos fiquem conectados ao mesmo tempo, sem que haja quedas ou falhas bruscas no sistema. Isso significa menos dor de cabeça ligando para a operadora fazer manutenção na sua conexão que falhou na hora em que você mais precisava!

Vamos fazer uma comparação bem rápida: a internet comum pode chegar a 10 MEGA, enquanto a internet de fibra óptica pode alcançar inacreditáveis 10 GIGA.

A internet de fibra oferecida pelas operadoras brasileiras ainda é “modesta”, oferecendo até 300 MEGA. Mas essa velocidade já é mais do que suficiente para fazer streaming de músicas e vídeos, baixar arquivos pesados, subir vídeos no YouTube em poucos minutos: tudo isso ao mesmo tempo.

Qual plano de internet ideal para jogar online?

Diferença entre banda larga é fibra óptica
Divulgação

Recomeçar um nível, perder uma batalha, reiniciar o jogo, deixar de conquistar um item raro, entre outros, são preocupações que podemos enfrentar ao jogar online sem uma internet estável.

Para saber qual o plano de internet ideal, é preciso tomar como princípio que jogar online consome uma banda muito grande de internet. Considere que será necessário um plano com uma velocidade de download mínima de 3 Megabytes, upload de 1 Megabyte e o ping abaixo dos 150.

A velocidade de download se refere a velocidade disponível para baixar os dados necessários e o quão rápido estes serão baixados. Pelo contrário, a velocidade de upload envia seus dados para o servidor, de modo que os jogadores recebam as ações em tempo real. Outro fator importante, o Ping, é o tempo que um pacote de informações demora para ir até o servidor e voltar, sendo que quanto menor esse valor, melhor.

Fibra óptica x internet comum: qual vale mais a pena?

A maior vantagem da internet comum diante da internet de fibra ótica é uma: o preço. Realmente os planos de internet de cobre costumam ser mais baratos.

Mas é preciso analisar: será que vale a pena demorar a maratonar uma série na Netflix, porque ainda não carregou? Ou até perder uma oportunidade de legal de trabalho, porque a sua conexão não é estável? Tudo isso só para economizar alguns trocados (que nem são tantos assim)?

Além disso, os cabos de fibra não ocupam tanto espaço quanto os de cobre. Eles também não sofrem tantas interferências eletromagnéticas, que podem comprometer a sua conexão.

Quanto custa um plano de internet fibra óptica?

Hoje em dia, essa tecnologia já está se tornando bem mais popular. As empresas de telecomunicação estão se esforçando para aumentar a cobertura e trazer a internet de fibra ótica para todos os seus clientes.

Então, se você está se perguntando se a fibra óptica é barata, pode apostar que sim! A operadora Vivo, por exemplo, traz planos que partem de R$89,99 mensais. Legal, né?

Quais são os melhores planos de internet fibra?

A Vivo foi uma das primeiras operadoras a trazer a internet de fibra ótica para os lares brasileiros. Por isso, ela já é mais do que especialista na hora de oferecer esse serviço com boa relação custo-benefício e alta qualidade para os seus consumidores.

Além disso, a Vivo Fibra pode ser adquirida em combos super completos, que abrangem outros serviços como telefonia, TV por assinatura e muito mais vantagens inclusas a um preço acessível.

Quer ter essa tecnologia da internet de fibra óptica na sua casa? Confira os planos Vivo Fibra!

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games do Jornada Geek.

  • Facilidade de instalação;
  • Sem interferências (por pulso de luz, não sofre impacto de campo magnético ou de eletricidade);
  • Alta resistência ao calor e ao frio;
  • Muito mais leve que o fio de cobre;
  • Tráfego elevado de dados;
  • Conexão mais segura;
  • Velocidade de upload é tão eficiente quanto a de download;
  • Constância da velocidade.
  • Alto custo de receptores e transmissores
  • Dificuldade de reparos já que não há possibilidade de unir a fiação
  • Indisponível para áreas rurais ou determinadas regiões

Os grandes provedores que tiveram a capacidade de investimento, saíram na frente usuários com o mesmo potencial de desembolso. Com isso, muitas operadoras já operam com os dois tipos de internet.

Internet a cabo ou fibra ótica: custo-benefício

Além dos serviços, das diferenças, vantagens e desvantagens, o preço é um dos aspectos mais importantes na análise de um serviço e internet. Não adianta pagar um valor mais baixo, se o serviço não for de qualidade.

Em contrapartida, para fazer jus a um investimento alto, a internet deve ter alta performance, livre de interferências e reparos constantes. A fibra ótica pode, a princípio, apresentar um custo mais elevado, mas a qualidade da internet é superior ao da versão por cabo.

Com o aumento da demanda e procura por um serviço mais eficiente, a fibra ótica sofre uma queda significativa nos custos para infraestrutura em determinadas regiões do país, o que já é transferido para os usuários.

Os grandes centros são os mais beneficiados, sobretudo, onde a população usuária de internet representa um percentual considerável, entre aqueles que não abrem mão de uma alta velocidade, mesmo que tenham que pagar mais caro por isso.

Outro fator importante, é que o assinante de internet fibra óptica poderá reduzir bastante o custo na conta da energia elétrica, considerando que a internet utilizar a luz para realizar a transmissão do sinal.

O que avaliar na hora de escolher a melhor internet?

Se você precisa de uma velocidade muito alta, não quiser sofrer com possíveis interferências e o custo estiver dentro do orçamento, a fibra ótica é sua melhor escolha — mesmo durante uma tempestade você terá sua conexão funcionando.

Sem picos de energia, risco de quebra da fiação ou abalos por intempéries, os tubos de fibra ótica (muitas vezes você verá que são chamados de cabos), contribuem para o meio ambiente ao produzir menor quantidade de calor e não exigirem sistemas de resfriamento.

Já se você reside em uma área com menor possibilidade de interferências e a necessidade de uso da internet para todos que residem na casa, não exigir uma ultra velocidade, ou se ainda, o orçamento estiver mais apertado, não hesite em contratar a internet via cabo, pois ela atenderá de forma satisfatória.

Pode ser até, que a região do seu endereço — muito afastada ou em zona rural — não tenha ainda disponibilidade de fibra ótica. Nesse caso, pesquise bem os serviços de internet a cabo e analise as vantagens de cada pacote.

Se ao pesquisar, você descobrir que as duas alternativas estão liberadas para instalação na sua residência ou estabelecimento, considere todas as informações deste post para fazer a melhor escolha.

Entre a internet a cabo ou fibra ótica, não existe o certo ou errado, melhor ou pior, mas o que cabe dentro do bolso, está disponível na sua localidade e atende à sua necessidade e da sua família ou equipe — só tenha sempre o cuidado de verificar o prazo de fidelidade do contrato.

Gostou do post? Deixe um comentário por aqui, compartilhando suas impressões sobre o uso da internet a cabo ou fibra e como o desempenho dos serviços deve corresponder às expectativas dos usuários!