Como montar uma tabela comparação multipla de medias

Depois de usar Ajustar modelo linear generalizado ou Modelo de efeitos mistos de ajuste, use a análise correspondente para obter comparações múltiplas de médias:

Você deve fazer as seguintes opções quando usar comparações múltiplas:

  • As comparações pareadas ou comparação com um controle
  • O método de comparação

Escolha Pareado na subcaixa de diálogo Opções quando você não tem um nível de controle e deseja comparar todas as combinações de médias.

Escolha Com um controle para comparar as médias de nível com a média de um grupo de controle. Quando este método é adequado, é ineficiente para usar comparações de pares, porque os intervalos de confiança de pares são mais amplos e os testes de hipóteses são menos poderosos para um determinado nível de confiança.

Escolha o procedimento de comparação com base nas médias do grupo que você quer comparar, o tipo de nível de confiança que você deseja especificar, e o quão conservadores você quer que os resultados sejam. "Conservadores", neste contexto, indica que o verdadeiro nível de confiança provavelmente é maior do que o nível de confiança que está sendo exibido.

Exceto para o método de Fisher, os vários métodos de comparação têm proteção contra falsos positivos incorporados. Ao proteger contra falsos positivos com múltiplas comparações, os intervalos são mais amplos do que se não houvesse nenhuma proteção.

Algumas características dos vários métodos de comparação estão resumidas a seguir:

Método de comparação Propriedades Nível de confiança especificado por você
Tukey Comparações de todos os pares somente, não conservadoras Simultâneos
Fisher: Nenhuma proteção contra falsos positivos devido a comparações múltiplas Individual
Dunnett Comparação com um controle apenas, não conservadora Simultâneos
Bonferroni A mais conservadora Simultâneos
Sidak Conservador, mas um pouco menos de Bonferroni Simultâneos