Como fazer um blog de comparação de preços

Estes websites são extremamente rentáveis e bastante simples de criar e administrar, não requerem muito conteúdo ou necessitam muito trabalho da sua parte.

(Nota: Este post é o capítulo 3 do mega-guia “5 Maneiras de criar um site de afiliados lucrativo com mais de 50 exemplos de sucesso para você copiar“)

Neste capítulo vamos ver como criar um site de comparação de preços em mercados inexplorados.

Apesar da enorme popularidade de sites como estes, eles ainda têm muito a explorar em mercados mais pequenos ou menos óbvios, então ainda há muitas oportunidades.

Certifique-se de ler isto rápido, mas de maneira perspicaz, leia tudo direito até o fim, pois há algumas pepitas de ouro de sabedoria contidas ao longo do conteúdo.

E perto do final do artigo, eu darei alguns exemplos de sites em nichos de mercado que você pode emular ou obter inspiração, e mostrarei como você pode facilmente criar seu próprio site rentável.

Então, vamos descobrir como você pode criar seu próprio site de comparação de preços em seu nicho de atuação…

Conteúdo

  • Sites de comparação de Preço
  • Vantagens
  • Desvantagens
  • Compartilhe essas estatísticas
  • Como esses sites oferecem valor
  • Exemplo dos Principais Sites de Comparação de Preços
  • Sites de nicho
  • Como você pode criar seu próprio site
  • O que você precisa para começar
  • Resumo
  • Capítulo 4: Faça o seu próprio site de cupons de desconto lucrativo

Gostaria de baixar o Mega-Guia em versão PDF?

Clique abaixo e faça o download para ler depois!

Como fazer um blog de comparação de preços

Sites de Comparação de Preço

  • Sites de comparação de preços são um grande negócio – £ 1 bilhão só no Reino Unido (Fonte).

Como fazer um blog de comparação de preços

  • No entanto, estranhamente, fora dos grandes mercados tradicionais (seguros, viagens, mantimentos) ainda há muito espaço para sites de comparação de preços.
  • Atualmente 43% dos varejistas on-line disseram que a proporção de vendas provenientes de sites de comparação de preços, acarretou aumento em até 10% de suas vendas (Fonte)
  • 40% de todos os seguros de carro e um quarto de todas as apólices de seguro de casa foram compradas on-line através de sites de comparação de preços (Fonte)
  • Ao menos 5 sites de comparação de preço foram vendidos por £ 1.500 no Flippa.com apesar de serem novos e ganharem menos de £ 50 (Fonte)
  • Alguns dos maiores afiliados na indústria (estou me referindo aos afiliados multimilionários) utilizam este modelo.
  • Um monte de pessoas faz uso de sites de comparação de preço para seguros, passagens aéreas, cartões de crédito e mais, e nem sequer sabem como esses sites ganham dinheiro.

Basicamente você vai a esses sites para tentar encontrar o melhor preço, antes de comprar um produto.

DICA QUENTE: Esta é uma indústria de bilhões de dólares, mas os mercados tradicionais estão saturados, então escolha um nicho de mercado restrito para obter o sucesso.

Quando você encontra algo apropriado e clica sobre o link da barganha, você é direcionado para o site dos varejistas finais.

O site de onde você veio (o site de comparação de preços, no caso) recebe uma comissão sobre cada cliente pagador (ou, por vezes, neste modelo de negócio, uma comissão para cada visitante que você enviar para eles, seja comprador ou não).

Inteligente e fácil, mas não é tão fácil como se poderia pensar.

Você tem que oferecer conteúdo de valor e um monte de informações que o usuário final não poderia encontrar simplesmente indo para o varejista.

Por exemplo, comparações detalhadas, promoções, especificações de produtos, guias de usuário, notícias, conselhos e conteúdo adicional, visando agregar valor ao seu visitante.

Novamente, é sobre fornecer valor superior e também confiança, para que o visitante do site se sinta seguro que sua recomendação é realmente o melhor negócio para eles e não apenas para você.

Embora este modelo não seja novo, ainda está limitado principalmente a alguns mercados tradicionais e não saturou profundamente em nichos pequenos. Então ainda há tempo para entrar neste modelo de negócio.

Algumas ideias recentes que têm feito sucesso incluem:

Veja que os sites são do Reino Unido.

Aqui no Brasil ainda há muito para ser explorado, em se tratando de sites de comparação de preços em nichos de mercado menores.

Existem sites de comparação de preços em mercados tradicionais, como passagens aéreas e hotéis, mas sites em subnichos seguindo este modelo ainda são escassos, portanto, mãos à obra.

DICA QUENTE: Se sites de comparação de preços de serviços de compartilhamento de veículos, produtos para ciclismo e entregas de encomendas podem ser rentáveis, sites de comparação de preço sobre qualquer outro produto podem ser também.

Vantagens

Este modelo não demanda grande gasto de tempo na criação de conteúdo em termos de posts ou comentários, sendo bom para as pessoas que não gostam de gastar muito tempo escrevendo.

Um modelo de negócio lucrativo que fora de alguns mercados principais (como seguros, crédito, viagens, tecnologia etc) é ainda muito inexplorado.

Como fazer um blog de comparação de preços
Muitas oportunidades ainda disponíveis em nichos menores e com menos concorrência como por exemplo:

  • sapatos,
  • cerveja,
  • vinho,
  • preço de faculdades.

O Site Swogo conseguiu crowdfund de 60.000 Libras, antes mesmo do lançamento, por isso é garantido que há dinheiro a ser feito em nichos menores.

Faltam apenas 1 minuto e meio para terminar de ler o artigo completamente, continue lendo…

Desvantagens

Não é tão fácil para ranquear nos motores de busca, pois os sites não contemplam muito conteúdo, mas pelo lado positivo, tráfego pode vir à partir de blogs de nicho, fóruns e mídias sociais.

Os principais mercados, de seguro, voos, cartões de crédito, etc, são dominados por grandes players, tornando-se difícil competir com eles, no entanto, se você focar em mercado de nicho, onde há muito menos concorrência.

O site tem de oferecer algo mais, um valor maior, além de simplesmente comparar produtos e preços.

Você pode ofertar mais valor de diversas maneiras, seja através de um blog, ou ainda manuais e guias sobre os produtos por exemplo, caso contrário não irá atrair muitos visitantes (tráfego).

Eis algumas estatísticas

  • Sites de comparação de preços são um grande negócio – £ 1 bilhão só no Reino Unido
  • 43% dos varejistas on-line disseram que atualmente 10% das vendas são provenientes de sites de comparação de preços
  • 40% de todos os seguros de carro e um quarto de todas as apólices de seguro de casa comprados online, são feitos através de sites de comparação de preços
  • O site de comparação de preços Swogo levantou 60000 libras de capital de investimento, antes mesmo do lançamento.
  • Sites de comparação de preços de passagens aéreas como Skyscanner.com são avaliados em até 500 milhões de libras.
  • Shoesniper.com fatura 10 mil dólares por mês, e é um site de comparação de preços de sapatos.

Como este sites entregam valor

Seja com um grande site como moneysupermarket, Skyscanner, Price Runner ou GoCompare, ou um site de nicho como CheapShark, Shoesniper ou Bikmo, você tem que oferecer VALOR.

Para isso você terá que ir além de simplesmente listar produtos/serviços com preços e colocar os que te pagam a maior comissão no topo da página.

Você deve ainda fornecer informações extras, além dos preços, como por exemplo, estatísticas, dados, guias de usuário, comentários de clientes e mais, dependendo do seu nicho.

Pense assim “quais informações extras eu gostaria de ver se eu estivesse procurando comprar o produto ‘X'” e inclua no site.

Por exemplo moneysupermarket orgulhosamente diz para os clientes que, os ajuda a economizar, em média, £ 17 em cada compra, e enfatiza por todo o site, que os faz poupar dinheiro – e que a missão deles é fazer o cliente obter o melhor negócio.

DICA QUENTE: Quanto mais informações e melhores descontos você oferecer ao seu usuário, maiores as chance deles voltarem a visitar o seu site

Pricerunner inclui não apenas o preço, mas informações detalhadas do produto, opiniões dos clientes, vale compras e recursos como alerta “preço” (alertar quando o preço cai para um determinado preço), além de mencionar onde você pode comprar o produto localmente.

Shoesniper ajuda você a encontrar sapatos em diferentes categorias, desde a mais popular, em oferta, os lançamentos e fornece pesquisas com base no estilo, marca, cor e faixa de preço.

Possuem também códigos promocionais e uma opção de “escolher o seu preço ‘, o que lhe permite receber alertas quando o preço atinge o que você está disposto a pagar.

CheapShark, que é um site para as melhores ofertas em jogos de PC digitais, mostra a economia que você está fazendo, classifica honestamente quão boa é a barganha e também  e tem um recurso de alerta de preço.

VALOR é o ponto chave aqui, como acontece com a maioria dos sites de marketing de produtos afiliados.

Vá acima e além e dê ao seu utilizador final, o melhor preço, a melhor barganha e a melhor informação possível, e você será recompensado.

Se você simplesmente forçar o seu tráfego a seguir pelo seu link de afiliado ao site do comerciante que lhe pagar a maior comissão, seu site não durará muito tempo.

Exemplos dos Principais Sites do Ramo

Sites de Nicho

  • Shoesniper– Comparação de preços de Sapatos  [Fatura $10k por mês]
  • Compare & Share– Comparação de preço de Serviços de Compartilhamento de veículos, viagens e casas.
  • Swogo– Comparação de preço de Laptop (Levantou £60k em crowdfunding)
  • Bikmo.com– Comparação de preços de Produtos para cliclistas
  • Parcel2go.com– Comparação de preços de Entrega de encomendas
  • Craftbeercompare.com– Comparação de preços de Cerveja Artesanal
  • Wine-Searcher.com– Comparação de preços de Vinhos
  • Extremesportstrader.co.uk – Comparação de preços de Equipamentos para Esportes Radicais
  • Colleges.niche.com – Comparação de preços de Faculdades
  • CheapShark.com – Comparação de preços de Jogos para PC

No Brasil ainda há muito para ser explorado, em se tratando de sites de comparação de preços em nichos, existem muitos sites em mercados tradicionais, como passagens aéreas, mas sites de nicho ainda são escassos. (Você conhece algum website no Brasil comparando preços de faculdades?)

Como você pode criar o seu próprio site de comparação de preços

Primeiro você precisa escolher o seu nicho.

Não escolha algo muito óbvio, e evite os mercados excessivamente competitivos como tecnologia, seguros, finanças e viagens, mas por outro lado, não escolha um nicho muito obscuro.

Como fazer um blog de comparação de preços
Tem que ser algo que as pessoas comprem bastante online, e que custe o suficiente para que eles tenham interesse em encontrar uma barganha ao invés de ir direto a qualquer site onde vende o produto.

Os sites de nicho exemplificados acima mostram que quase qualquer mercado é viável, e que as pessoas podem criar com êxito sites sobre qualquer coisa, desde cerveja artesanal, passando por comparação de preços de faculdades, jogos de PC e sapatos.

Tomando alguma dessas ideias, ainda é possível encontrar uma jogada rentável. Em vez de apenas “sapatos” por que não focar ainda mais, por exemplo em “sapatos infantis” ou “sapatos femininos”.

O foco primário pode ser em sapatos para homens ou mulheres, podendo ainda, ir um passo adiante e se concentrar apenas em “tênis masculinos” ou “sapatos de salto para mulheres” ou “calçados para skatistas”, por exemplo.

Decida antes mesmo de começar como você pode oferecer valor superior para o visitante do site.

Quais informações e recursos que você pode fornecer para fazer o processo de tomada de decisão deles, mais simples e mais rentável?

DICA QUENTE:  Vejam-se alguns dos sites de comparação de preços populares e, em seguida, investigue mais à fundo o mercado, para ver se você encontra o seu nicho.

O que você precisa para começar

Um site WordPress hospedado em um provedor com hospedagem dedicada – Eu uso Hostgator.

Um domínio cativante e memorável, recomendo checar disponibilidade do nome de Domínio no Hostgator.  Procure um nome de domínio que se transforme em uma marca, e não foque apenas na sonoridade das palavra-chave.

Uma cópia de um tema Wordpress, que faz o sistema de comparação de preços funcionar. Escolha o seu aqui.

Você precisará construir sua lista de e-mails desde o início, aproveitando todo o tráfego direcionado para seu site e criando um público fiel – Get Response é o meu provedor de email recomendado.

Para usuários um pouco mais avançados, eu recomendo a utilização do Drip como serviço de e-mail pois apresenta funções de automatização não encontradas em outros serviços.

Convença as pessoas a se inscreverem em sua lista, oferecendo-se lhes por exemplo, uma lista das melhores novas barganhas da semana.

Faça uma lista de varejistas no nicho que você vai trabalhar, obviamente procure os que tem um programa de afiliados, para que você possa trabalhar com eles.

Faça uma lista dos principais blogs, fóruns e grupos de comunicação social no seu nicho, inicie um relacionamento com eles, já que isto será vital para obter o seu tráfego inicial.

Resumo

Sites de Comparação de preços, quando feitos em grande escala podem ser super rentáveis, como você pode ver a partir dos números acima.

Alguns dos grandes nomes valem entre $29 a $800 milhões e esta é uma indústria de bilhões de dólares.

Como fazer um blog de comparação de preços

Mesmo se você não tiver o dinheiro ou habilidades de marketing para competir com os grandes, você pode focar em pequenos nichos e encontrar centenas de subnichos nobres e inexplorados em se tratando de sites de comparação de preços.

Existe casos de sucesso em nichos como sapatos, jogos digitais, peças de bicicleta, entrega de encomendas e cerveja artesanal mostrando que quase qualquer nicho tem potencial, pois as pessoas sempre querem economizar dinheiro.

Qualquer que seja o seu nicho, se concentre em oferecer valor e não apenas mostrar as ofertas baseadas em quem lhe oferece a melhor comissão.

Vá acima e além para dar informações extras a seu público-alvo – esta é a chave para o sucesso dos sites de comparação de preços.

Portanto, escolha o seu nicho, evite qualquer coisa demasiado evidente que os sites multimilionários já estão fazendo, mas sem focar em algo muito obscuro, e comece o seu próprio site de comparação de preços.

Mãos à obra, pois você pode tornar-se o próximo guru de algum site de comparação de preços.

Lembre-se que este é o capítulo 3 do mega guia “5 Maneiras de criar um site de afiliados lucrativo com mais de 50 exemplos para você copiar “

Leia aqui o capítulo 4: Faça o seu próprio site de cupons de desconto lucrativo

Gostaria de baixar o Mega-Guia em versão PDF?

Clique abaixo e faça o download para ler depois!

Como fazer um blog de comparação de preços

Gostaria de saber seus pensamentos e feedback sobre este guia.

Você está envolvido em algum destes modelos no momento ?

Se não está envolvido, qual dos modelos lhe atraiu mais ?

Sabe de algum outro site interessante que se encaixa nestas categorias ?

Compartilhe