Como estudar na espanha de graça

A Fundação Carolina está com inscrições abertas para 594 bolsas de estudo na Espanha para o ano letivo de 2022/23. O programa inclui cursos de um mês (de verão), especialização, mestrado e doutorado. Há oportunidades em diversas áreas, como artes, economia, direito, ciências da saúde, ciências básicas e tecnologia.

As 594 bolsas dividem-se da seguintes forma: 236 bolsas de pós-graduação, 90 bolsas para doutorado e doutorado sanduíche, 27 bolsas de mobilidade de professores, 121 bolsas de estudos institucionais e 120 renovações de bolsas de doutorado. Mais informações sobre as bolsas disponíveis podem ser vistas neste link. Integram a convocatória para as bolsas da Fundação Carolina um total de 171 programas acadêmicos.

As inscrições vão até o dia 15 de março para os cursos de pós-graduação e até 7 de abril para doutorado, doutorado sanduíche, mobilidade de professores e estudos institucionais. Mais informações sobre as datas de programas específicos podem ser vistas nesta página.

Como funcionam as bolsas da instituição

Anualmente, a Fundação Carolina disponibiliza uma lista extensa de bolsas em instituições espanholas. São diversas áreas, que vão da engenharia às ciências sociais, e que abrangem níveis de formação como graduação e pós. Há ainda oportunidades de cursos curtos, de verão, em instituições específicas.

Para se candidatar às bolsas, é necessário passar pelo processo seletivo, que exige exames de proficiência em língua espanhola, além de informações sobre o histórico acadêmico e profissional do estudante. Também pode haver requisitos diferentes de acordo com o programa para o qual o estudante deseja ganhar uma bolsa. É possível obter bolsas parciais e integrais, que cobrem todos os custos ligados aos cursos.

No programa da Fundação Carolina, outro ponto importante está na parceria que ela estabelece com diversas instituições espanholas. Isso acontece porque, em algumas das vagas disponíveis anualmente, a bolsa é parcialmente custeada pela fundação e complementada pela universidade que receberá o bolsista, seja a instituição pública ou privada. Para verificar o que cada bolsa oferece, basta ficar atento à descrição presente no site e conferir o que é determinado pela instituição de ensino de destino.

Como encontrar bolsas da Fundação Carolina

Por meio do site da instituição, é possível acessar as oportunidades disponíveis a cada ano. O estudante consegue filtrar os programas por categorias, como área de interesse e nível de formação, além de ter acesso a informações sobre a instituição de ensino. É através do sistema do site que se realiza a application e por onde o estudante submete os dados pessoais, como currículo e histórico acadêmico ao crivo da Fundação Carolina.

Para cada programa disponibilizado, são detalhados os requisitos e critérios, como nível de fluência mínimo em espanhol e exames aceitos para comprovação de proficiência. Há ainda detalhes sobre quais custos a bolsa cobre e se há apoio extra por parte da instituição de ensino na Espanha. Esta página oferece mais informações sobre o procedimento de candidatura.

O que é a Fundação Carolina

Criada em 2000, a Fundação Carolina visa promover trocas educacionais entre a Espanha, países Ibero-americanos e outros que tenham laços históricos, culturais ou geográficos com o país. A fundação seleciona programas em instituições espanholas, que vão da graduação a pós-graduação, e filtra as oportunidades de acordo com suas áreas de atuação.

Em vinte anos de atuação, a Fundação Carolina concedeu mais de 15 mil bolsas para estudantes interessados em universidades espanholas. Fica a cargo da fundação selecionar quais estudantes recebem os fundos, mediar o contato com a instituição de ensino de destino e garantir que o aluno cumpra com os prazos, documentos e requisitos. Em média, a cada processo seletivo anual, os responsáveis pela organização realizam mais de 1.000 entrevistas com candidatos pré-selecionados.

*O texto "Fundação Carolina oferece 594 bolsas de estudo para graduação, pós e cursos de verão na Espanha" foi originalmente publicado no portal Estudar Fora, da Fundação Estudar.

Se você está buscando bolsas de estudo na Espanha, essa é a sua chance. A convocatória para bolsas da Fundação Carolina 2022/2023 está aberta! Nesta chamada, a fundação oferece 594 bolsas de estudo (no ano passado foram 504). Esse é o maior e mais abrangente edital de bolsas de estudos para estudar na Espanha.

Bolsas na Espanha

O que é a Fundação Carolina?

A Fundação Carolina é uma instituição público-privada da Espanha sem fins lucrativos. Seu objetivo é promover as relações culturais e a cooperação em matéria educacional e científica entre a Espanha e os países da Comunidade Ibero-Americana de Nações, bem como com outros países de especial interesse histórico, ligações culturais ou geográficas. A atividade da Fundación Carolina gira em torno da concessão de bolsas de estudos na Espanha e a organização de seminários, exposições, publicações ou similares. Para isso, possui mais de 300 convênios com instituições públicas e privadas.

>>> Mentoria do Partiu Intercâmbio para estudar fora

Para quais áreas são as bolsas para estudar na Espanha

Esse é um edital que deixa quase todo mundo feliz porque as oportunidades costumam ser nas mais diversas áreas e incluem: ciência e novas tecnologias; energia, meio ambiente, sustentabilidade e infra-estrutura; ciências da saúde; economia e finanças, negócios e desenvolvimento organizacional; ciências Sociais e Jurídicas; Artes, Humanidades e Comunicação; engenharia e análise de dados. Ou seja, tem bolsa de estudos para todo mundo de todas as áreas.

De acordo com o edital, nesta edição, as bolsas enfatizam especialmente campos como a sustentabilidade urbana, segurança alimentária, saúde mental e estudos de gênero.

Além  disso, a convocatória segue com os programas STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática), destinados particularmente às mulheres, e com os programas bicentenários, voltados a estudantes de países da América Central. Ademais, a Fundação Carolina segue apostando na importância dos estudos de doutorado para incentivar a cooperação ibero-americana.

Quais bolsas de estudo na Espanha estão disponíveis:

  • São 236 bolsas para estudar na Espanha por toda a pós-graduação: para graduados de países da Comunidade Ibero-americana de Nações com capacidade acadêmica/profissional, um currículo excelente e uma trajetória de compromisso com a sociedade. O programa oferece duas modalidades de apoio: bolsas e ajudas de estudos, combinadas com mestrado, títulos próprios e cursos de especialização. Os cursos de mestrado e pós desta chamada são para diversas áreas e no post específico, detalhei tudo bonitinho pra vocês por área do conhecimento.
  • 90  bolsas para doutorado e pós-doutorado + 120 de renovação de doutorado: nesta modalidade, o programa é realizado parceria com uma instituição educacional na América Latina para facilitar a obtenção do diploma de doutoramento na Espanha e para ajudar a aperfeiçoar os professores de formação de pós-doutorado de universidades da América Latina. O problema é que, neste ano, novamente, nenhuma instituição brasileira está no convênio 🙁
  • 27 bolsas de mobilidade para professores: o programa permite estadia de pesquisa na Espanha para professores ou técnicos de universidades e pesquisadores de instituições públicas de pesquisa no Brasil.
  • 121 bolsas para estudos institucionais: bolsas são concebidas como uma ajuda para o financiamento de planos de treinamento em centros espanhóis que tendem a fortalecer a estrutura institucional das administrações públicas da América Latina. Em alguns casos, corresponde às instituições latino-americanas e espanholas associadas, o trabalho de candidatar-se à Fundação Carolina

>>> Existe um limite de idade para ganhar bolsa de estudos?

O que as bolsas para estudar na Espanha da Fundação Carolina cobrem

O valor e tipo das bolsas (completa ou parcial) varia bastante de curso para curso, então, tem que ler tudo bem direitinho no edital da bolsa para estudar na Espanha que você quer ganhar.  Para vocês terem uma ideia, algumas bolsas cobrem tudo, outras o valor do curso e mais alguns custos como seguro saúde e outras são parciais e cobrem só parte do valor do curso. Então, por favor, leiam muito atentamente o edital do curso específico que vocês querem fazer.

>>> Bolsas para cursos de idioma no Exterior

Sobre os prazos das bolsas de estudo na Espanha

No site, tem uma área com respostas para as perguntas mais frequentes dos candidatos para tirar todas as dúvidas sobre os programa. Os prazos de solicitação vão até 15 de março (pós-graduação e estudos institucionais) ou 7 de abril (todas as outras).

Então, é bom ir se organizando para não perder a oportunidade. É importante frisar que nem todas as bolsas para estudar na Espanha exigem prova de proficiência oficial, o que é uma alegria pra muita gente. Mas isso varia de edital para edital, então, tem que prestar bastante atenção e, como esse é um edital disputadíssimo, se seu curso for em espanhol, ter o DELE pode fazer uma grande diferença.

>>> Como estudar em Portugal?

Em quais universidades espanholas posso estudar com a bolsa da Fundación Carolina

Diversas universidades espanholas oferecem cursos com bolsa da Fundação Carolina. As cidades e regiões onde os cursos são ministrados variam bastante também. Aí, é só clicar no tipo de bolsas para estudar na Espanha que vocês vão encontrar detalhes sobre os cursos, tipos de bolsa (parcial ou completa) e informações sobre inscrições e prazos específicos para cada programa. Siiiiim, me dei ao trabalho de ler chamada por chamada para colocar tudo bonitinho e mastigadinho aqui para vocês no Partiu Intercâmbio. Aproveitem e dividam esse conhecimento com os amigos.

>>> Erasmus: bolsas para estudar na Europa e graça

Como se inscrever para as bolsas de estudo na Espanha

O processo de inscrição para as bolsas para estudar na Espanha da Fundação Carolina é bem simples comparado com outros editais de bolsa. Todo o processo de inscrição é feito online no site da própria Fundación Carolina. A Fundação também disponibiliza uma página bem completa com informações e explicações sobre como solicitar a bolsa.

As aulas devem ter início entre julho e outubro de 2022 para os cursos mais longos. Não percam  a oportunidade e, se alguém aí ganhar, podem me escrever pra conta. Aqui no Partiu Intercâmbio também tem dois posts: com dicas da Clara e outro com as dicas da Anna, ambas foram bolsistas da Fundación Carolina. A Anna também deu uma entrevista no canal do Partiu Intercâmbio no YouTube  dandos dicas. Adoro ficar sabendo esse tipo de coisa!

Saiba mais sobre as bolsas
Veja como se candidatar
Leia as respostas para as dúvidas frequentes

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!