Como comparar o gasto de energia de lampadas

Como comparar o gasto de energia de lampadas

Embora não faltem motivos para substituir as lâmpadas comuns pelas de LED, o mais irresistível deles quase sempre acaba sendo a economia gerada na conta de luz.

Se você está pensando em fazer essa troca, saiba que vale a pena não apenas em relação à conta menor que chega no final do mês mas também no que diz respeito à vida útil das lâmpadas.

Mas afinal, de quanto é essa economia? Confira o passo a passo para calcular o quanto você pode economizar com a troca das lâmpadas!

Como calcular economia com LED na conta de luz

1) Economia com a vida útil das lâmpadas

As lâmpadas de LED duram mais do que as fluorescentes e incandescentes, veja o comparativo e o quanto isso representa no orçamento.

Como comparar o gasto de energia de lampadas

Lâmpada Incandescente*                     Consumo: 60W Custo médio: R$ 2,00 Durabilidade: 1 mil horas

Luminosidade: 60w

Como comparar o gasto de energia de lampadas

O LED é a tecnologia mais econômica para a sua iluminação, mas qual o tamanho dessa economia?

Hoje vamos falar sobre como calcular o gasto de uma lâmpada e todas as vantagens que o LED pode trazer para o seu bolso! Pegue a calculadora e vamos lá!

Calcular o gasto de energia

Todas as lâmpadas, sejam elas de LED ou não, tem uma potência apresentada na embalagem em Watts. Para sabermos o consumo mensal, é só multiplicarmos esse número pelo número de horas em que a lâmpada será utilizada por mês. Logo:

Consumo = Potência do aparelho em Watts x horas de funcionamento por mês

Simples né?

Mas temos um porém: a medida usada pelas companhias de energia é o kW/hora, então é necessário fazer a conversão dos Watss para que o consumo venha na medida certa antes de multiplicarmos ele pelo valor cobrado pela energia em sua cidade.

Consumo/ 1000

Agora que você sabe o consumo mensal da sua lâmpada em kW/hora é só multiplicar pela tarifa de energia da sua cidade, que você encontra especificada em sua conta de energia.

Como calcular a economia:

Faça o cálculo acima para as lâmpadas que você tem em sua casa, e depois faça o cálculo considerando trocar todas elas por LED! Agora, é só calcular a diferença para saber quanto você vai economizar por mês quando fizer a troca.

Como lâmpadas de LED costumam custar um pouco mais, calcule o valor que você gastará para trocar as lâmpadas de sua casa. Com esse valor em mãos, divida-o pelo valor que você vai economizar mensalmente com elas, para saber em quanto tempo esse investimento irá “se pagar” pela economia obtida! Por exemplo, se você economizar 100 reais por mês, e investirá 800 para trocar suas lâmpadas, você terá o retorno do valor gasto em 8 meses

E pode apostar: depois disso você ainda ficará por muito tempo economizando antes de precisar comprar lâmpadas novas, por que o LED dura muito mais do que qualquer outra tecnologia!

Quem calcula e compara não tem dúvidas na hora de escolher o LED! Você já fez as contas?

Como comparar o gasto de energia de lampadas

Qualquer aparelho eletrônico, eletrodoméstico, luminária ou lâmpada que você for comprar terá na embalagem o número de watts que o produto consome, indicado pela sigla W. Este é o primeiro conceito que precisamos entender para saber como calcular o consumo de energia elétrica.

Watts é a unidade que determina a potência dos produtos eletrônicos. Em outras palavras, é isso que irá te mostrar o quanto de energia elétrica será consumida por tempo de funcionamento.

Se você olhar na sua conta de energia elétrica, irá notar que na descrição de faturamento há a quantidade de kWh que foi consumido no mês. É com isso que se calcula o valor em dinheiro que você deve para a concessionária de energia elétrica, pois as tarifas são definidas por kWh x R$.

Mas o que é kWh?

K = mil

W = watts

H = hora

Ou seja, “mil watts por hora”. Por exemplo, se não sua conta estiver indicando a quantidade de 215 kWh, isso significa que todos os equipamentos ligados na energia elétrica consumiram juntos uma média de 215 mil watts por hora do mês. É por isso que conferir o valor de watts dos produtos é tão importante!

Você já deve ter ouvido falar que o LED é 10 vezes mais econômico que as antigas lâmpadas incandescentes, não é mesmo? Isso acontece porque, enquanto a incandescente tinha uma potência de 60W, o LED tem 6W.

Mas será que o fato do LED consumir menos energia também significa que a luz dele será mais fraca? Claro que não!

A lâmpada LED de 6W vai iluminar igual a uma lâmpada incandescente de 60W, mas com uma melhor eficiência luminosa.

A eficiência luminosa de uma lâmpada ou luminária (que nada mais é o quanto ela ilumina em função de quanto ela consome de potência) é medida pela grandeza lm/W = lúmens por watts.

O que é lúmens?

Lúmens representa a quantidade de luz que será emitida por uma lâmpada ou luminária. Ou seja, o quanto ela será capaz de iluminar um determinado espaço. Este conceito também é conhecido como fluxo luminoso e quanto mais alto for o valor de lúmens de um produto, mais forte será o brilho da luz emitida.

Para você ter uma ideia, uma sala de um apartamento precisa de no máximo 800lm para ficar bem iluminada. Já um banheiro de uma casa, precisaria cerca de 500lm. Quando compramos uma lâmpada, precisamos conferir o valor de lm/W para saber se é potente e eficiente ao mesmo tempo. Veja um comparativo abaixo:

Lâmpadas incandescentes: 10lm/W

Lâmpadas eletrônicas: 60lm/W

Lâmpadas de LED: 100lm/W

Ou seja, para iluminar uma sala, você precisaria de um LED de 8W para ter uma eficiência luminosa de 800lm. Se fosse uma lâmpada incandescente, precisaria de 80W. É por isso que ela é 10 vezes menos econômica que o LED.

Você sabe o que gasta mais energia elétrica em casa?

Não, não é a iluminação. Se você substituir todos as luminárias e lâmpadas por LED, ela ficará lá no final da lista. O chuveiro elétrico, o ar condicionado, o forno elétrico e a máquina de lavar roupa são alguns dos grandes vilões da conta de energia do fim do mês.

Sabe aquele selo colorido do Inmetro que vem nos eletrodomésticos que temos em casa? Sempre procure por produtos A ou B, pois serão mais econômicos e eficientes, levando em consideração o kWh que citamos acima.

Conferir a quantidade de watts de todos os produtos elétricos que utilizamos em casa é super importante para economizar na conta de energia. Tirar da tomada aquilo que não estamos utilizando também é.

Quer sabe o que mais gasta energia elétrica em casa? Confira abaixo a ordem das potências de consumo dos eletrodomésticos mais comuns:

1 – Chuveiro Elétrico (6.000W ou 6kW)

2 – Forno Elétrico Embutir (4.500W ou 4,5kW)

3 – Cooktop Elétrico (3.000W ou 3kW)

4 – Máquina de lavar Roupa (1.500W ou 1,5kW)

5 – Ar Condicionado (1.400W ou 1,4kW)

6 – Máquina de Lavar Louça (1.200W ou 1,2kW)

7 – Ferro de passar roupa (1.000W ou 1kW)

8 – Forno de Microondas (750W ou 0,75KW)

9 – Iluminação Fluorescente (600W ou 0,60KW)

10 – Geladeira (500W ou 0,50KW)

11 – Microcomputador (350W ou 0,35KW)

12 – Iluminação LED (300W ou 0,30KW)

13 – Televisão Tela Plana (250W ou 0,25KW)

Leia também:

Como iluminar guarda-roupa e armário

Telegestão na iluminação pública – cidades inteligentes

LED faz mal à saúde?

Qual lâmpada colocar em sensor de presença

O que é temperatura da cor da lâmpada

O que é importante na iluminação de restaurante

Luminária hermética – onde usar

Dicas de iluminação para montar um estúdio de gravação em casa

5 dicas para a iluminação de quarto de bebê

Lâmpadas LED Filamento – as queridinhas da decoração

7 dicas para planejar a iluminação de bares

Como trocar lâmpada de rosquear

O que é poluição luminosa – efeitos e impactos causados

O que é IRC e onde ele é importante

Free Download WordPress Themes

Download Best WordPress Themes Free Download

Download Premium WordPress Themes Free

Premium WordPress Themes Download

free download udemy course

download samsung firmware

Download Premium WordPress Themes Free

ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=