Como comparar duas obras de arte

Olá, leitores!

Você já parou para analisar uma obra de arte? Quando vai a um museu e vê um quadro, sabe como interpretá-lo? Pois saiba que esse é um grande exercício não só para quem trabalha na área, mas para todo mundo. Levando isso em conta, veja aqui 9 passos para analisar uma obra de arte.

Um grande número de pessoas tem acesso hoje a pinturas de grandes artistas e a oportunidade de estudá-las. Ver não envolve muito esforço, mas olhar uma obra de arte significa abrir a mente e ver mesmo uma obra de arte.

Olhar uma pintura é como fazer uma viagem com muitas possibilidades, incluindo a emoção de partilhar as ideias de outra época.

Muitas vezes, as pessoas visitam museus sem saber como analisar uma obra de arte. Quando veem uma pintura, ficam sem palavras ou dizem “Humm, interessante,” e passam para a próxima.

Claro que você não precisa ser um entendedor de arte ou mesmo fazer um curso de História da Arte para fazer uma análise e ter uma ideia sobre uma obra ou um artista.

Como analisar uma obra de arte

  • Evite ler a etiqueta em uma obra de arte quando você a vê pela primeira vez. Tente entendê-la antes de deixar que algo influencie sua opinião.
  • Obtenha uma primeira impressão avaliando se a obra de arte desperta algumas emoções, como tristeza, felicidade, medo ou confusão (isso é normal).
  • Observe as linhas. Avalie se são suaves e leves como as pinturas de Renoir, ou escuras e fortes. Olhe como o artista as usou, por exemplo, Van Gogh usou-as para mostrar as correntes de vento em noite estrelada, enquanto Munch as utilizou em “O Grito”, para exibir ondas sonoras.
  • Observe as cores e os tons, e como criam o temperamento da obra de arte.
  • Procure símbolos possíveis, especialmente em pinturas religiosas. Uma pomba geralmente representa o Espírito Santo, enquanto uma serpente simboliza o mal. Quanto mais você analisar a arte, reconhecerá e compreenderá ainda mais esses símbolos.
  • Observe a composição e a perspectiva da obra de arte, inclusive se é cheia de detalhes, simétrica, e o ângulo. Por exemplo, em “A Última Ceia” de Tintoretto, a composição e a perspectiva estão em um ângulo de cima, que é diferente da maioria das pinturas de “A Última Ceia”, que costumam ser simétricas e centralizadas.
  • Observe a luz e a sombra. Muitas vezes, os artistas usam a luz para dar um efeito dramático, como na pintura de Carravaggio “A Conversão de São Paulo”. A luz pode dizer também a hora do dia na pintura e se vêm de fonte natural (como um relâmpago) ou artificial (lanterna).
  • Use todas as informações que você recolheu até agora para compreender o tema, que é a mensagem da pintura.
  • Agora olhe a etiqueta. Ela deve informar pelo menos o nome da obra de arte, o artista e a data. Às vezes, ela também indica sobre o que é a obra. Por exemplo, a famosa pintura “Mãe de Whistler” é, na verdade, chamada de “Arranjo em Cinza e Preto”: “A Mãe do Artista”. Isso mostra que o artista estava mais concentrado no arranjo de cores do que no amor por sua mãe.

Outras análises de uma obra de arte

Você ainda pode perceber ao olhar para uma pintura:

  • O tema que o artista escolheu para identificar sua obra – uma mensagem dotada de significado;
  • Técnica é o material que o artista usa para produzir o seu trabalho – pode ser óleo sobre tela, acrílica sobre tela, aquarela, entre outras;
  • O simbolismo através de objetos ou cenas reconhecíveis que representam uma época em que o artista viveu ou a mensagem que ele quer passar;
  • Estilo do artista que pode ser reconhecido pelas suas cores, sua forma de pintar, sua época e seus significados dentro de um contexto histórico.

Isso tudo sem esquecer que a interpretação pessoal pode fazer perceber muitos significados de uma obra de arte e isso é pessoal mesmo. Mas a sua experiência pode se ampliar com o conhecimento de história da arte e técnicas de pintura que faz notar detalhes, significados e o seu olhar se torna mais aguçado.

Veja as obras de arte com outros olhos e tente fazer essa análise. Você vai ver como é um exercício prazeroso e educativo para sua vida.

Até mais!


Como comparar duas obras de arte

Obra: “Futebol em Brodósqui” – Cândido Portinari- 1935


Page 2

Página inicial Museus Leituras Interessantes

Os primeiros passos de Marguerite Gerard e os primeiros passos de Van Gogh 3. Roma, um dia tempestuoso de Gustave Caillebotte e Wet Day Fifth Opportunity 1893, simplesmente de Childe Hassam. Descreva as duas pinturas com mais detalhes, para que seus leitores possam visualizá-las facilmente, sem realmente vê-las. Esclareça como a perspectiva, a técnica e os recursos populares de composição de cada retrato ajudam a produzir efeitos retóricos contrastantes. Em sua análise, concentre-se em dois ou três pontos de comparação. Apoie a análise consultando detalhes específicos provenientes de cada obra de arte.

Perguntas para pesquisa visual

Que ponto de vista o retrato leva para o assunto? A perspectiva Perspectiva parece subjetiva ou objetiva, grande ou negativa, emocional ou talvez desapegada? Como os detalhes da pintura produzem uma impressão específica? Que técnicas artísticas a pintura exibe? A obra de arte parece realista ou expressionista? Acontece que suas cores são vibrantes ou moderadas? O trabalho do pincel parece refinado ou desleixado? Como são organizados os principais pontos da obra de arte? Então, o que você observa em relação à composição, às cores, às linhas e às associações entre as pessoas e os itens retratados?

Como as figuras se relacionam entre si e com toda a sua configuração? Que paralelos visuais e interações você encontra? Sua pesquisa deve apresentar suas próprias observações e análise da biblioteca.

O ensaio deve incluir pelo menos quatro fontes anotadas no formato de arquivo MLA apropriado, com referências no texto, entre parênteses e um resumo dos trabalhos relatados. Dois dos locais onde você obteve as informações serão as principais fontes "as duas pinturas que você analisa" e duas serão fontes extras "discurso histórico ou talvez crítico relevante para as pinturas. (Observe: enciclopédias", incluindo enciclopédias on-line como a Wikipedia " não conte o número como opções para esta tarefa.

) Faça um ensaio, uma tese e uma organização lógica e clara. Sua primeira passagem deve começar com uma liderança forte, fornecer qualquer tipo de história necessária e terminar com uma afirmação clara de tese. O próximo parágrafo em particular certamente deve estabelecer as semelhanças entre as duas obras de arte e provocá-las. Em seguida, em duas ou três frases, apresente os pontos de comparação entre as duas pinturas. Certifique-se de apoiar a análise com detalhes específicos do trabalho artístico. No seu parágrafo final, resuma seus principais fatores e, evidentemente, a importância de sua pesquisa. Cada parágrafo deve ter uma frase de tópico muito boa em seu ensaio.

Como comparar duas obras de arte

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.

Levantar sobre o que alunos sabem sobre obras de Arte.

Muitas vezes as aulas de Arte são ligadas somente ao fazer, realizar, experimentar diferentes técnicas, essa somente é um dos conteúdos que podem ser trabalhados em Arte.

Esta aula de Arte é baseada na Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa que prevê um trabalho em Artes que atenda as seguintes vertentes:

O fazer Artístico;

A leitura da imagem (obra de arte);

E a história da arte.

“Diz Ana Mae (1991, p. 10): "O que a arte na escola principalmente pretende é formar o conhecedor, fruidor e decodificador da obra de arte (...). A escola seria a instituição pública que pode tornar o acesso à arte possível para a vasta maioria dos estudantes em nossa nação (...)".

No Brasil, nosso maior problema é a alfabetização, isto é, há a necessidade urgente de se enfatizar a leitura de palavras, gestos, ações, imagens, prioridades, desejos, expectativas. Como explicita ainda Ana Mae (1995, p. 63, grifos nossos): "Num país onde os políticos ganham eleições através da televisão, a alfabetização pela leitura da imagem é fundamental, e a leitura da imagem artística, humanizadora".

Fonte da trecho: http://literatura.moderna.com.br/moderna/literatura/arte/icones/claude/proposta

Portanto é fundamental para nossos alunos a leitura de imagens orientadas pelo professor para o desenvolvimento de um olhar crítico; Utilizar o computador como ferramenta deste estudo faz muito sentido, pois com os recursos existentes pode-se ampliar as possibilidades dos alunos, muitas vezes leva-los a museus fora de nosso país.

Essa é premissa do Google Art Project.

Intitulado Google Art Project, a ideia do serviço é permitir que o usuário visite virtualmente vários museus e conheça mais de 1000 quadros de 400 diferentes artistas. O melhor é que além de ser gratuito, o site permite que “andemos” pelos corredores dos museus num sistema parecido com o do Street View, permitindo darmos um clique para expandir a obra e é aqui que entra um dos mais legais detalhes do site. Uma pintura de cada museu foi escolhida para ser mostrada com impressionantes 7 bilhões de pixels, o que possibilita vermos detalhes das pinceladas do quarto de Van Gogh que nem mesmo ao vivo seria possível.

Fonte do texto: http://meiobit.com/80857/visite-museus-com-o-google-art-project/

Com o Google Art Project e cada aluno utilizando seu próprio computador a leitura de imagem será muito proveitosa, pois o programa possibilita a ampliação da imagem e a visita ao museu.

Para esta atividade de leitura de imagem eu escolhi 2 imagens de períodos distintos para que a atividade seja mais desafiadora.

1ª Atividade:

Converse com os alunos sobre a importância das imagens em nossa sociedade e quais são os diferentes tipos de imagens que temos acesso.

Direcione o debate para a discussão sobre obras de arte, aonde elas são encontradas? O que as tornam tão especiais? O que torna um artista famoso? E outras questões que surgirem.

Apresente a proposta da aula:

Comparar 2 obras de arte de períodos diferentes através do programa Google Art Project.

2ª Atividade:

Peça para cada aluno baixar o programa e depois explore as ferramentas. Vá compartilhado as descobertas deles.

http://www.googleartproject.com/

Como comparar duas obras de arte

Fonte da imagem: http://meiobit.com/80857/visite-museus-com-o-google-art-project/

3ª Atividade

Peça para os alunos localizarem os seguintes Museu:

MoMa , The Museum Of Modern Art

Como comparar duas obras de arte

Starry Night- Vincent Van Gogh (Noite estrelada)

imagem retirada de http://www.googleartproject.com/

Cada aluno deverá analisar a obra usando o recurso de ampliação e anotar livremente o que achou.

4ª Atividade:

Peça para os alunos socializarem suas anotações sobre a obra. É importante esse momento da atividade, pois ela indicará o nível de análise dos alunos e o quanto o professor precisará investir na próxima atividade para o desenvolvimento de um olhar crítico.

5ª Atividade:

Repita as atividades 4ª e 5ª, no entanto para tal devem encontrar o Museu:

Palace of Versailhes

Como comparar duas obras de arte

Marie-Antoinette de Lorraine-Habsbourg, Queen of France, and her children

 De Louise Elisabeth Vigée-Lebrun

imagem retirada de http://www.googleartproject.com/

6ª Atividade:

Nesta etapa os alunos irão analisar novamente os quadros orientados pelas perguntas do professor.

Seguem alguns exemplos de perguntas:

·         As duas obras são da mesma época?

·         As cores usadas são semelhantes?

·         As duas obras expressam a realidade exatamente?

·         A textura dos quadros é parecida?

·         As texturas são diferentes?

·         Como a luz aparece nas obras?

·         A pintura de Louise Elisabeth Vigée-Lebrun mostra um membro da realeza, por quê?

·         O céu estrelado de Van Gogh se parece com um céu real?

·         As pinceladas dos dois quadros são semelhantes ?

·         Descreva como era o vestuário da rainha e seus filhos?

·         Por que a rainha aparece junto dos filhos?

·         A imagem de Louise Elisabeth Vigée-Lebrun foi desenhada através da memória ou os modelos posaram para a artista?

·         Qual dos dois quadros é mais moderno e por quê?

·         O que torna uma pintura famosa?

As perguntas intencionam debater os seguintes aspectos:

·         Contexto cultural e histórico da obra;

·         Dimensão Estética;

·         Um olhar crítico;

Na condução da leitura coletiva da imagem valorize os conhecimentos dos alunos e vá validando-os.

Como lição de casa peça para os alunos pesquisarem um pouco mais sobre as obras e seus autores.

Depois retome o que eles pesquisaram e repita algumas perguntas e identifique se os conhecimentos do contexto histórico-cultural das obras ajudaram a esclarecer algumas questões.

Oriente aos alunos a fazerem uma auto avaliação sobre o que aprenderam em relação à Arte.

Avalie os alunos quanto a:

A autonomia  no desenvolvimento das atividades;

Participação nos debates

Avanço em relação a analise livre dos quadros e a análise orientada;

Criticidade em relação à análise;

Auto avaliação.