Como comparar cor das fotos

Mais uma foto virou sensação no WhatsApp. A imagem é simples: uma boca parcialmente coberta por três dedos com unhas pintadas na mesma tonalidade do batom. No entanto, a maquiagem e o esmalte mudam de cor de acordo com a ação executada pelo usuário no aplicativo de mensagem. O arquivo vem acompanhado de um texto, que informa se tratar de uma foto “mágica”, supostamente criada por engenheiros de Bangalore, na Índia, e compartilhada pela primeira vez na história do app.

Como comparar cor das fotos
1 de 3 A cor do esmalte e do batom mudam na foto no WhatsApp — Foto: Reprodução / Tiempo A cor do esmalte e do batom mudam na foto no WhatsApp — Foto: Reprodução / Tiempo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A dinâmica é a seguinte: ao recebê-la, antes de baixar, o esmalte e o batom parecem vermelhos. Ao descarregar a imagem no celular, o tom torna-se rosado. Ao tocar sobre ela e abrir em uma janela à parte, as cores mudam para vinho. Caso encaminhe, a maquiagem ganha um tom esverdeado.

Como comparar cor das fotos
2 de 3 Mensagem compartilhada junto com a imagem no WhatsApp — Foto: Reprodução / Tiempo Mensagem compartilhada junto com a imagem no WhatsApp — Foto: Reprodução / Tiempo

A explicação do mistério não tem a ver com magia, mas com tecnologia mesmo. A imagem tem extensão PNG, formato que permite adicionar elementos de transparência. No caso da foto com os lábios e as unhas, a transparência foi aplicada apenas na boca e nas unhas – os tons alteram de acordo com a cor do fundo no qual são inseridos.

Tanto que o truque também funciona quando a imagem com o mesmo formato é salva na galeria de um smartphone. No exemplo abaixo, a miniatura tem tom rosado devido ao fundo branco. Ao ser aberta, ganha coloração vinho pois está sobre um fundo preto.

Como comparar cor das fotos
3 de 3 Truque funciona fora do WhatsApp também — Foto: Reprodução / Taysa Coelho Truque funciona fora do WhatsApp também — Foto: Reprodução / Taysa Coelho

Confira o texto da mensagem

Impresionante foto magica, primera vez en la historia del whatsapp. Creada por ingenieros de Bangalore.

  1. Cuando recibes esta foto, es de color rosado.
  2. Cuando la tocas, cambia a vinotinto.
  3. Cuando la reenvias, cambia a verde.

Tradução livre:

Impressionante foto mágica, primeira vez na história do WhatsApp. Criada por engenheiros de Bangalore.

  1. Quando você recebe esta foto, ela tem uma tonalidade rosada
  2. Quando você toca nela, ela muda para vinho
  3. Quando você reenvia, ela fica verde.

Outras fotos movimentam a rede

Essa não é a primeira vez que uma fotografia aparentemente simples mobiliza os usuários do mensageiro. Em 2015, a foto de um vestido foi compartilhada mundo afora e todos só queriam saber de uma coisa: a peça era azul e preta ou branca e dourada? Cada pessoa percebia a combinação de cores de uma forma diferente e, às vezes, uma mesma pessoa conseguia enxergar as duas opções em momentos distintos.

Em 2017, foi a vez de um tênis se tornar popular, dividindo os usuários entre aqueles que o viam em verde e cinza e outros em rosa e branco. Recentemente, outras duas fotos vêm movimentando a internet: em uma delas, o desafio é tentar entender se a imagem se trata de um carro transparente ou espelho, e, em outro, a questão era compreender se o arquivo exibia uma porta azul com borda verde ou a vista de uma praia.

Via Tiempo

Foto mágica que muda de cor no WhatsApp, como funciona? Opine no Fórum TechTudo

Como comparar cor das fotos

WhatsApp avisa quando mensagem é encaminhada; saiba evitar

Aplicar um perfil à sua imagem

Os perfis permitem controlar como as cores e tonalidades são renderizadas em suas fotos. Os perfis fornecidos na área de Perfil do painel Básico servem como ponto de partida ou como base para fazer edições de imagem.

Aplicar um perfil à sua foto não altera nem substitui o valor de outros controles deslizantes de edição. Portanto, você pode fazer edições em suas fotos do jeito que quiser e optar por aplicar um perfil à sua imagem editada.

Procurar e aplicar perfis

  1. No painel Básico do módulo Revelação, localize a área Perfil (abaixo da área Tratamento) na parte superior.

  2. Use o menu pop-up Perfil para acessar rapidamente os perfis da Adobe e os perfis que você marcou como favorito. (explicado na Etapa 3 abaixo).

    Para procurar e aplicar outros perfis de criação no Navegador de perfil, siga um dos seguintes passos:

    • Escolha Navegar no menu pop-up Perfil.
    • Clique no ícone Navegador de perfil
      Como comparar cor das fotos
       no lado direito.

    Área de perfil no painel Básico

    Navegador de perfil

    Ao importar fotos, os perfis Adobe Color e Adobe Monochrome são aplicados por padrão a fotos coloridas e preto-e-branco, respectivamente.

  3. No Navegador de perfil, expanda qualquer um dos grupos de perfil para visualizar os perfis disponíveis nesse grupo.

    Para expandir todos os grupos de perfil no Navegador de perfil, clique com o botão direito (Win)/clique pressionando Control (Mac) em qualquer grupo de perfil e escolha Expandir tudo pelo menu.

    Para recolher todos os grupos de perfil no Navegador de perfil, clique com o botão direito (Win)/clique pressionando Control (Mac) em qualquer grupo de perfil e escolha Recolher tudo pelo menu.

    No Navegador de perfil, use o menu pop-up acima dos grupos de perfil Favoritos para visualizar os perfis como uma Lista, como miniaturas em Grade ou miniaturas Grandes. Você também pode filtrar os perfis para serem exibidos por "tipo": Cor ou P&B.

    Favoritos: exibe perfis que você marcou como favorito. Consulte Adicionar um perfil aos Favoritos.

    Perfis de fotos raw

    Os seguintes grupos de perfis aparecem quando você está editando uma foto raw.

    Adobe Raw: os perfis do Adobe Raw melhoram a renderização de cores significativamente e fornecem um bom ponto de partida para edição de imagens raw. O perfil Adobe Color, projetado para fornecer um bom equilíbrio entre tons/cor para qualquer imagem, é aplicado, por padrão, nas fotos raw importadas no Lightroom Classic.

    Correspondência de câmera: exibe perfis de acordo com a marca/modelo da câmera da foto raw. Use perfis de Correspondência de câmera se preferir que a renderização de cores nos arquivos raw corresponda ao que se vê no visor da câmera.

    Legado: exibe os perfis de legado que também foram fornecidos em versões anteriores do Lightroom.

    Perfis Adobe Raw

    Perfis de criação de fotos raw e não-raw

    Os perfis de criação funcionam em qualquer tipo de arquivo, incluindo fotos, JPEG, RAW e TIFF. Esses perfis foram projetados para criar um determinado estilo ou efeito em sua foto.

    Artístico: use esses perfis se você quiser que a renderização de cores em sua foto seja mais moderna, com mudanças de cor mais fortes.

    P&B: use esses perfis para obter mudanças de tom melhores, necessárias para trabalhos em preto e branco.

    Moderno: use esses perfis para criar efeitos exclusivos que se adequam a estilos de fotografia modernos.

    Vintage: use esses perfis para simular o efeito de fotos antigas.

    Perfis artísticos

    Observação:

    Quando você aplica qualquer um dos perfis Artístico, P&B, Moderno e Vintage, o Lightroom Classic fornece um controle deslizante adicional de Valor que permite controlar a intensidade do perfil. Para outros perfis, o controle deslizante Valor permanece esmaecido/inativo.

  4. Mova o ponteiro do mouse sobre qualquer perfil para visualizar o efeito dele na foto. Clique no perfil para aplicá-lo à sua foto.

    Para voltar para o painel Básico, clique em Fechar no canto superior direito do painel Navegador de perfil.

  1. No painel Básico do módulo Revelação, localize a área Perfil (abaixo da área Tratamento) na parte superior.

  2. Siga qualquer um destes procedimentos:

    • Escolha Navegar no menu pop-up Perfil.
    • Clique no ícone Navegador de perfil
      Como comparar cor das fotos
       no lado direito.

  3. No painel Navegador de perfil, clique no ícone de adição (+) no canto superior esquerdo do painel Importar predefinições e escolha Importar perfis no menu.

    Opção Importar perfis no Navegador de perfil

  4. Na caixa de diálogo de importação exibida, selecione os perfis que você deseja importar. Você também pode importar um arquivo .zip que contém perfis.

    Observação:

    Você pode importar predefinições e perfis XMP, perfis DCP e perfis LCP como parte de um arquivo zip. Entretanto, predefinições .lrtemplate não podem ser importadas como parte de um arquivo zip.

Adicionar um perfil aos Favoritos

Para adicionar um perfil ao grupo de perfis Favoritos:

  • Ao navegar pelos perfis na visualização em Grade ou Grande, passe o mouse sobre a miniatura do perfil e clique no ícone de estrela que aparece no canto superior direito da miniatura. 
  • Ao navegar pelos perfis na visualização Lista, passe o mouse sobre o perfil e clique no ícone de estrela que aparece ao lado do nome do perfil.

Você também pode acessar seus perfis favoritos no menu pop-up Perfis

Apresentado na versão do Lightroom Classic CC 7.4 (versão de junho de 2018)

Usando a opção Gerenciar perfis, é possível mostrar ou ocultar os diversos grupos de perfil exibidos no Navegador de perfil - Básico, Adobe Raw, Correspondência de câmera, Legado, Artístico, P&B, Moderno, Vintage ou todos os outros perfis importados.

Para exibir/ocultar grupos de perfil, siga as etapas abaixo:

  1. No Navegador de perfil, clique com o botão direito (Win)/clique pressionando Control (Mac) em qualquer grupo de perfil e escolha Gerenciar perfil pelo menu.

  2. Na caixa de diálogo Gerenciar perfis, selecione os grupos de perfil que deseja exibir no Navegador de perfil. Desmarque a seleção dos grupos de perfil que deseja ocultar do Navegador de perfil.

    Gerenciar perfis

  3. O Navegador de perfil agora exibe apenas os grupos de perfil selecionados usando a caixa de diálogo Gerenciar perfis.

    Para mostrar todos os grupos de perfil ocultos, clique com o botão direito (Win)/clique pressionando Control (Mac) em qualquer grupo de perfil no Navegador de perfil e escolha Redefinir perfis ocultos no menu.

Defina o equilíbrio de branco

O Equilíbrio de branco refere-se à cor criada na foto a partir da temperatura da fonte de luz. Por exemplo, o sol de meio-dia confere um tom bastante amarelo e quente, enquanto algumas lâmpadas conferem uma cor bem azul e fria em sua foto.

É possível ajustar o equilíbrio de branco de uma foto para refletir as condições de iluminação abaixo das quais ela foi tirada — luz do dia, tungstênio, flash etc.

Você pode escolher uma opção de predefinição de equilíbrio de branco ou clicar em uma área da foto em que deseja especificar como uma cor neutra. O Lightroom Classic ajusta a configuração de equilíbrio de branco, em seguida, você pode efetuar o controle detalhado usando os controles deslizantes fornecidos.

As opções de predefinição de equilíbrio de branco só estão disponíveis para fotos raw e DNG. O equilíbrio de branco de todas as fotos pode ser editado usando os controles deslizantes.

Escolha uma opção de predefinição de equilíbrio de branco

No painel Básico do módulo Revelação, escolha uma opção do menu pop-up EB. Pois a Captura usa as configurações de equilíbrio de branco da câmera, se estiverem disponíveis. Calcula automaticamente o equilíbrio de branco com base nos dados da imagem.

O Lightroom Classic aplica a configuração de equilíbrio de branco e move os controles deslizantes de Tonalidade e Temperatura no painel Básico da maneira adequada. Use esses controles deslizantes para ajustar o equilíbrio de cores. Consulte Ajuste do equilíbrio de branco usando os controles de Tonalidade e Temperatura.

Se as configurações de equilíbrio de branco da câmera não estiverem disponíveis, a opção Automático será o padrão.

Especifique uma área neutra na foto

  1. No painel Básico do módulo Revelação, clique na ferramenta de Seletor de equilíbrio de branco

    Como comparar cor das fotos
    para selecioná-la ou pressione a tecla W.

  2. Mova o Seletor de equilíbrio de branco para uma área da foto que deve ser cinza claro neutro. Evite realces de espectro ou áreas que são 100% brancas.

  3. Defina opções na barra de ferramentas conforme necessário.

    Descartar automaticamente

    Define a ferramenta de Seletor de equilíbrio de branco para rejeitar automaticamente depois de clicar uma vez na foto.

    Mostra uma exibição de perto e os valores de RGB de algumas amostras de pixels sob o Seletor de equilíbrio de branco.

    Controle deslizante da escala

    Aplica zoom com exibição de perto na Lupa.

    Rejeita a ferramenta Seletor de equilíbrio de branco, e as modificações de ponteiro à ferramenta Mão ou Mais zoom por padrão.

    O Navegador exibe uma visualização do equilíbrio de cores à medida que você move o Seletor de equilíbrio de branco sobre pixels diferentes.

  4. Ao localizar uma área apropriada, clique nela.

    Os controles deslizantes de Tonalidade e Temperatura no painel Básico ajustam-se para deixar neutra a cor selecionada, se possível.

Ajuste do equilíbrio de branco usando os controles de Tonalidade e Temperatura

No painel Básico do módulo Revelação, ajuste os controles deslizantes de Tonalidade e Temperatura.

Temp ou temperatura define o quanto de amarelo/quente ou azul/frio prevalecerá na foto. Use Temp para ajustar o equilíbrio de branco usando a escala de temperatura a cores de Kelvin. Mova o controle deslizante à esquerda para fazer a foto parecer mais fria, e à direita para aquecer as cores da foto.

Também é possível definir um valor de Kelvin específico na caixa de texto de Temperatura para corresponder à cor da luz ambiente. Clique no valor atual para selecionar a caixa de texto e inserir um novo valor. Por exemplo, as luzes de tungstênio fotográficas muitas vezes equilibram-se em 3200 Kelvin. Se você tirar fotos sob luzes de tungstênio de foto e definir a temperatura da imagem em 3200, as suas fotos deverão ter a cor equilibrada.

Um dos benefícios do trabalho com arquivos raw é que você pode ajustar a temperatura da cor como se alterasse uma configuração em uma câmera durante a captura, permitindo uma ampla variedade de configurações. Ao trabalhar com arquivos JPEG, TIFF e PSD, você trabalha em uma escala de -100 a 100 em vez da escala Kelvin. Os arquivos que não são raw, como JPEG ou TIFF, incluem a configuração temperada no arquivo, portanto a escala temperada é mais limitada.

A Tonalidade define o nível de verde ou magenta da sua foto. Use Tonalidade para ajustar o equilíbrio de branco para compensar uma tonalidade de verde ou magenta. Mova o controle deslizante à esquerda (valores negativos) para adicionar verde à foto; mova-o à direita (valores positivos) para adicionar a magenta.

Dica: se vir uma projeção de cores verde ou magenta nas áreas de sombra depois de ajustar a temperatura e a tonalidade, tente removê-la ajustando o controle deslizante de Tonalidade de sombra no painel Calibração da câmera.

Ajustar a escala de tons da imagem total

Ajuste a escala de tons da imagem total usando os controles de tons no painel Básico. À medida que trabalha, observe os pontos finais do histograma ou use as visualizações de corte de realces e sombras.

  1. (Opcional) Na área Tom do painel Básico, clique em Automático para definir a escala de tons geral. O Lightroom Classic faz que os controles deslizantes maximizem a escala de tons e minimizem o realce e o recorte de sombra.

  2. Ajuste os controles de tom:

    Os controles de tom que estão disponíveis dependem da versão do processo em que você está trabalhando: 2012, 2010 ou 2003, como observado.

    Você pode incrementar os valores do controle deslizante selecionando o valor e usando as teclas de Seta para cima e para baixo. Clicar duas vezes no controle deslizante redefine o valor como zero.

    (Tudo) Define o brilho da imagem total. Ajuste o controle deslizante até que a foto pareça boa e a imagem tenha o brilho desejado.

    Os valores de exposição estão em incrementos equivalentes a valores de abertura (interrupções em f) na sua câmera. Um ajuste de +1,00 é semelhante a abrir a abertura de 1 parada. De forma similar, um ajuste de ‐1.00 é semelhante a fechar a abertura de 1 parada.

    (Tudo) Aumenta ou diminui o contraste da imagem, afetando principalmente os tons médios. Quando o contraste é aumentado, as áreas da imagem meio escuras tornam-se mais escuras e as áreas da imagem meio claras tornam-se mais claras. Os tons da imagem são afetados de maneira inversa à medida que você reduz o contraste.

    (PV2012) Ajusta áreas de brilho da imagem. Arraste para a esquerda para escurecer realces e recuperar detalhes de realce "apagados". Arraste para a direita para clarear realces minimizando o recorte.

    (PV2012) Ajusta áreas escuras da imagem. Arraste para a esquerda para escurecer sombras minimizando o recorte. Arraste para a direita para clarear sombras e recuperar detalhes de sombra.

    (PV2012) Ajusta o recorte branco. Arraste para a esquerda para reduzir o recorte em realces. Arraste para a direita para aumentar o recorte em realces. (O recorte aumentado pode ser desejável para realces especulares, como superfícies metálicas.)

    (PV2012) Ajusta o recorte preto. Arraste para a esquerda para aumentar o recorte de preto (mapeia mais sombras para preto puro). Arraste para a direita para reduzir o recorte de sombra.

    (PV2010 e PV2003) Especifica quais valores da imagem delinear para preto. Mover o controle deslizante à direita aumenta as áreas que ficam pretas, às vezes criando a impressão de contraste de imagem aumentado. O maior efeito está nas sombras, com alterações menores nos tons médios e realces.

    (PV2010 e PV2003) Reduz os tons de realces extremos e tenta recuperar o detalhe de realce perdido por causa da superexposição da câmera. O Lightroom Classic pode recuperar o detalhe em arquivos de imagem raw se um ou dois canais forem recortados.

    (PV2010 e PV2003) Ilumina a sombra para revelar mais detalhes enquanto mantém pretos. Tenha cuidado para não aplicar muito a configuração e revelar o ruído da imagem.

    (PV2010 e PV2003) Ajusta o brilho de imagem, afetando principalmente tons médios. Ajuste Brilho depois de definir os controles deslizantes Exposição, Recuperação e Pretos. Grandes ajustes de brilho podem afetar o corte de sombras ou realces, de modo que talvez você queira reajustar os controles deslizantes Exposição, Recuperação ou Pretos depois de ajustar o brilho.

Ajustar a escala de tons usando o histograma

Um histograma é uma representação do número de pixels em uma foto em cada percentagem de luminância. Um histograma que se estende do lado esquerdo do painel até o lado direito indica uma foto que aproveita totalmente a escala de tons. Um histograma que não usa gama tonal inteira pode resultar em uma imagem sem brilho, que não apresenta contraste. Um histograma com picos das duas extremidades indica uma foto com sombra ou um recorte de realce. O recorte pode resultar na perda do detalhe de imagem.

O lado esquerdo do histograma representa pixels com luminância de 0%; o lado direito representa a luminância de 100%.

Um histograma é composto por três camadas de cores, que representam os canais das cores Vermelha, Verde e Azul. A cor cinza exibida quando os três canais se sobrepõem; amarelo, magenta e ciano são exibidos quando dois canais RGB se sobrepõem (o amarelo é igual aos canais Vermelho + Verde, o magenta é igual aos canais Vermelho + Azul, e o ciano é igual aos canais Verde + Azul).

Ajustar imagens usando o histograma

No módulo Revelação, as áreas específicas do painel Histograma estão relacionadas aos controles deslizantes de tom no painel Básico. Você pode fazer ajustes arrastando no histograma. Seus ajustes são refletidos nos controles deslizantes do painel Básico.

Arrastar na área de Exposição do histograma ajusta o controle deslizante de Exposição no painel Básico.

  1. Mova o ponteiro para uma área do histograma que deseja ajustar. A área afetada é realçada, e o controle de tom afetado é exibido na parte mais inferior esquerda do painel.

  2. Arraste o ponteiro esquerdo ou direito para ajustar o valor do controle deslizante correspondente no painel Básico.

Exibir valores de cores RGB

A área abaixo do histograma no módulo Revelação exibe os valores de cores RGB de pixels individuais que aparecem abaixo da ferramenta Mão ou Zoom quando você a move sobre a foto.

Você pode usar estas informações para determinar se alguma área da foto foi recortada, como se um valor R, G ou B é 0% preto ou 100% branco. Se pelo menos um canal na área recortada tiver cor, talvez você possa usá-lo para recuperar algum detalhe na foto.

Exibir valores de cores RGB e LAB na Visualização de referência

Durante o trabalho no Modo de exibição Referência do módulo Desenvolver, a área sob o histograma exibe os valores de cor RGB/LAB para pixels individuais exibidos sob a ferramenta Zoom ou Mão quando você a move sobre a foto de referência/ativa.

Se as dimensões da Foto de referência e da Foto ativa/Foto ativa cortada forem iguais, as leituras serão exibidas da seguinte forma:

Referência/Ativa R [valor de referência]/[valor ativo] G [valor de referência]/[valor ativo] B [referência de valor]/[valor ativo] %

Como comparar cor das fotos

Leitura do valor de cores RGB na visualização de referência

   

  • Se as dimensões da Foto de referência e da Foto ativa não forem iguais, será exibido somente o valor da cor da imagem por cima da qual você está atualmente passando o mouse. O valor de cor para a outra imagem é exibido como '- -'.
  • Se a foto de referência ou ativa não estiver definida no momento, seu valor de cor será exibido como '--'.

Quando você alternar a visualização Antes da foto ativa, os valores das cores serão exibidos de forma similar para as fotos de Referência-Ativas (Antes).

Referência/Ativa (Antes) R [valor de referência]/[valor antes ativo] G [valor de referência]/[valor antes ativo] B [valor de referência]/[valor antes ativo] %

Por padrão, os valores de cores RGB são exibidos. Para exibir os valores de cores LAB, clique com o botão direito do mouse no histograma e escolha Exibir valores de cores Lab.

Para obter mais detalhes sobre o modo de exibição Antes, consulte Exibir fotos antes e depois.

Visualização de realce e recorte de sombra

Você pode visualizar o recorte de tom em uma foto à medida que trabalha nela. O recorte é o deslocamento de valores de pixel para o valor de realce mais alto ou o valor de sombra mais baixo. As áreas recortadas são completamente brancas ou completamente pretas, e não têm nenhum detalhe de imagem. Você pode visualizar áreas recortadas à medida que ajusta os controles deslizantes de tom no painel Básico.

Os indicadores de recorte

Como comparar cor das fotos
estão localizados na parte superior do painel Histograma no módulo Revelação. O indicador de recorte preto (sombra) está à esquerda, e indicador branco (realce) está à direita.

  • Mova o controle deslizante de Pretos e observe o indicador de recorte preto. Mova os controles deslizantes Recuperação ou Brancos e observe o indicador de recorte branco. Um indicador torna-se branco quando ocorre o recorte em todos os canais. Um indicador de recorte colorido significa que um ou dois canais foram recortados.
  • Para visualizar o recorte na foto, mova o mouse sobre o indicador de recorte. Clique no indicador para manter ativa a visualização.

    As áreas pretas recortadas na foto ficam azuis, e as áreas brancas recortadas ficam vermelhas.

  • Para exibir áreas recortadas da imagem de cada canal, pressione Alt (Windows) ou Option (Mac OS) movendo um controle deslizante no painel Básico do módulo Revelação.

    Para os controles deslizantes de Recuperação e Brancos, a imagem se torna preta e as áreas cortadas aparecem em branco. Para o controle deslizante de Preto, a imagem se torna branca e as áreas cortadas aparecem em preto. As áreas coloridas indicam o corte em um canal de cor (vermelho, verde, azul) ou em dois canais de cores (ciano, magenta, amarelo).

Definir a saturação geral de cores

Na área de Presença do painel Básico, altere a saturação de cores (vivacidade ou pureza de cor) de todas as cores ajustando os controles de Claridade, Vibratilidade e Saturação. (Para ajustar a saturação para um intervalo específico de cores, use os controles na guia HSL/Cor/painel Tons de cinza).

Aumenta a profundidade de uma imagem, aumentando o contraste local. Ao usar essa configuração, é recomendável aplicar zoom de 100% ou mais. Para maximizar o efeito, aumente a configuração até ver halos ao lado dos detalhes da aresta da imagem e, em seguida, reduza um pouco a configuração.

Controla a quantidade de embaçamento em uma fotografia. Arraste para a direita para remover o embaçamento; arraste para a esquerda para adicionar embaçamento.

Ajusta a saturação para que o recorte seja minimizado à medida que as cores se aproximam da saturação total, alterando a saturação de todas as cores com saturação mais baixa com menos efeito nas cores com mais saturação. A vibratilidade também evita que os tons de pele se tornem muito saturados.

Ajusta a saturação de todas as cores da imagem uniformemente de ‐100 (monocromático) até +100 (dobro da saturação).

Tutorial em vídeo: Trabalhar com Claridade, Vibratilidade e Saturação

Ajustar a escala de tons usando o painel Curva de tons

O gráfico no painel Curva de tons do módulo Revelação representa alterações feitas à escala de tons de uma foto. O eixo horizontal representa os valores dos tons originais (valores de entrada) com preto à esquerda e valores progressivamente mais claros à direita. O eixo vertical representa os valores de tons alterados (valores de saída), com preto na parte inferior e valores mais claros que progridem para branco na parte superior. Use a curva de tons para fazer os ajustes feitos em uma foto no painel Básico.

Editar a Curva paramétrica no painel Curva de tons

Editar a Curva de pontos para o Canal azul no painel Curva de tons

Se um ponto na curva mover-se para cima, ele ficará um tom mais claro; se ele mover para baixo, ficará mais escuro. Uma linha reta de 45 graus indica que não há alterações na escala de tons: os valores de entrada originais correspondem exatamente aos valores de saída. É possível ver uma curva de tons que não é reta ao visualizar pela primeira vez uma foto que não foi ajustada. Esta curva inicial reflete ajustes padrão que o Lightroom Classic aplicou à sua foto durante a importação.

Os controles deslizantes Escuros e Claros afetam principalmente a região do meio da curva. Os controles deslizantes Realce e Sombras afetam principalmente as extremidades do intervalo de tons.

Para fazer ajustes à curva de tons, faça alguma das seguintes ações:

  • Clique na curva e arraste para cima ou para baixo. À medida que você arrasta, a região afetada é realçada e o controle deslizante relacionado se move. Os valores de tons originais e novos são exibidos na parte superior esquerda da curva de tons.

  • Arraste um dos quatro controles deslizantes de Região, esquerdo ou direito. Enquanto arrasta, a curva se move dentro da região afetada (Realces, Luzes, Escuro, Sombras). A região é realçada no gráfico de curva de tons. Para editar regiões de curva, arraste os controles de divisão na parte inferior do gráfico de curva de tons.

  • Clique para selecionar a ferramenta Ajuste de destino

    Como comparar cor das fotos
    na parte superior esquerda do painel Curva de tons e clique em uma área na foto que deseja ajustar. Arraste ou pressione as teclas de Seta para cima e para baixo para iluminar ou escurecer os valores de todos os tons semelhantes na foto.

  • Escolha uma opção do menu Curva de pontos: Linear, Contraste médio ou Contraste intenso. A configuração é refletida na curva, mas não nos controles deslizantes de região.

    Nota: o menu Curva de pontos está em branco para fotos importadas com metadados e anteriormente editadas com a curva de tons do Adobe Camera Raw.

Para fazer ajustes a pontos individuais na curva de tons, escolha uma opção no menu Curva de pontos, clique no botão Editar curva de pontos

Como comparar cor das fotos
e faça uma das seguintes ações:

  • Escolha uma opção no menu pop-up Canal. Você pode editar os três canais ao mesmo tempo, ou escolher editar o canal Vermelho, Verde ou Azul individualmente.

  • Clique para adicionar um ponto.

  • Clique com o botão direito do mouse (Windows) ou Clique com a tecla Control pressionada (Mac OS) e escolha Excluir ponto de controle para remover um ponto.

  • Arraste um ponto para editá-lo.

  • Para voltar a uma curva linear a qualquer momento, clique com o botão direito do mouse (Windows) ou Clique com a tecla Control pressionada (Mac OS) em qualquer lugar no gráfico e escolha Nivelar curva.

Tutorial em vídeo: Ajustes com a curva de tons

Ajustar cores de imagem com controles deslizantes HSL

Use os painéis HSL e Cor no módulo Revelação para ajustar gama de cores individuais na sua foto. Por exemplo, se um objeto vermelho parece muito vívido e distrativo, você pode ajustá-lo usando o controle deslizante de Saturação de Vermelho. Observe que todas os vermelhos semelhantes na foto serão afetados.

Os ajustes feitos nos painéis HSL e Cor produzem resultados semelhantes, mas os dois painéis organizam os controles deslizantes de maneiras diferentes. Para abrir um painel, clique no nome dele no cabeçalho do painel HSL/Cor/P&B.

Os slides nestes painéis trabalham em faixas de cores específicas:

O Matiz ajusta o tom individual de cada cor e altera a cor. Por exemplo, é possível alterar um céu azul (e todos os outros objetos em azul) do ciano ao roxo.

Altera a vivacidade ou a pureza da cor. Por exemplo, é possível alterar um céu azul do cinza para o azul levemente saturado.

Altera o brilho da gama de cores.

Fazer ajustes no painel HSL

  1. No painel HSL, selecione Matiz, Saturação, Luminância ou Tudo para exibir os controles deslizantes com os quais deseja trabalhar.

    • Arraste os controles deslizantes ou digite valores nas caixas de texto à direita dos controles deslizantes.

    • Clique na ferramenta Ajuste de destino

      Como comparar cor das fotos
      na parte superior esquerda do painel, mova o ponteiro sobre uma área na foto que deseja ajustar e clique com o mouse. Arraste o ponteiro ou pressione as teclas de Seta para cima e para baixo para fazer o ajuste.

Fazer ajustes no painel Cor

  1. No Painel Cor, clique no chip da cor para exibir o intervalo de cores que deseja ajustar.

  2. Arraste os controles deslizantes ou digite valores nas caixas de texto à direita dos controles deslizantes.

Ajustar a calibração de cores da sua câmera

A partir do Lightroom Classic CC 7.3 (versão de abril de 2018), a opção Perfil foi movida do painel Calibração para o painel Básico na parte superior. Para obter mais informações, consulte Aplicar um perfil a sua imagem.

  1. Selecione uma foto e defina opções no painel Calibração.

    A versão do processo corresponde à versão do Camera Raw na qual o perfil foi exibido pela primeira vez. Escolha um perfil de ACR se quiser o comportamento consistente com fotos antigas.

    Corrige qualquer tonalidade de verde ou magenta nas áreas de sombra da foto.

    Vermelha, verde e azul primárias

    Os controles deslizantes de Saturação e Matiz ajustam os tons de vermelho, verde e azul na foto. Em geral, ajuste o matiz primeiro, e depois ajuste a saturação. Mover o controle deslizante de Matiz para a esquerda (valor negativo) é semelhante a um movimento no sentido anti-horário do disco de cores; movê-lo para a direita (valor positivo) é semelhante a um movimento no sentido horário. Mover o controle deslizante de Saturação para a esquerda (valor negativo) reduz a saturação da cor; movê-lo para a direita (valor positivo) aumenta a saturação.

  2. Salvar os ajustes como uma predefinição de Revelação. Consulte Criar e aplicar predefinições de Revelação.

    É possível aplicar esta predefinição a outras fotos tiradas com a mesma câmera, sobe condições de iluminação semelhantes.

Também é possível personalizar perfis de câmera usando o utilitário DNG Profile Editor autônomo. O DNG Profile Editor gratuito e a documentação sobre ele estão disponíveis para download em Perfis DNG - Adobe Labs.

Deixe os controles deslizantes do painel Calibração da câmera definidos como 0 quando ajustar perfis de câmera com o DNG Profile Editor.

Salvar configurações padrão de câmeras

Você pode salvar novos padrões raw da câmera para cada modelo de câmera. Altere as opções de preferência para determinar se o número de série da câmera e as configurações de ISO estão incluídos nos padrões.

  1. Abra as preferências de Predefinições e selecione se deseja incluir e o número de série da câmera e a configuração ISO da câmera nos padrões.

  2. No módulo Revelação, selecione um arquivo raw, altere as configurações e escolha Revelar > Definir configurações padrão.

  3. Escolha Atualizar para configurações atuais.

Em preferências de Predefinições, você pode escolher Redefinir configurações de revelação padrão para reverter às configurações originais.

Trabalho em tons de cinza

Converta uma foto em tons cinzas

A Mistura de Preto e branco no painel P&B converte imagens coloridas em imagens em tons de cinza monocromáticas, fornecendo controle sobre como as cores individuais convertem-se em tons de cinza.

  1. Converta a foto em tons de cinza selecionando Preto & Branco na área Tratamento do painel Básico ou pressionando V.

  2. Ajuste a gama tonal da foto usando as configurações nos painéis Básico e Curva de tons.

  3. No painel HSL/Cor/P&B, escureça ou ilumine os tons de cinza que representam cores na foto original.

    • Arraste os controles deslizantes de cores individuais para ajustar o tom de cinza de todas as cores semelhantes na foto original.

    • Clique em Automático para definir uma mistura de tons de cinza que maximize a distribuição de tons de cinza. A opção Automático muitas vezes produz resultados excelentes que podem ser usados como ponto de partida para ajustar tons de cinza que usam os controles deslizantes.

    • Clique na ferramenta Ajuste de destino 

      Como comparar cor das fotos
      na parte superior do painel Preto e Branco, mova o ponteiro sobre uma área da foto que deseja ajustar e clique com o mouse. Arraste a ferramenta, ou pressione as teclas de Seta para cima e para baixo, para iluminar ou escurecer as cinzas de todas as áreas coloridas semelhantes da foto original.

Para aplicar a mistura de tons de cinza automaticamente ao converter fotos em tons de cinza, selecione Aplicar mistura automática ao converter para preto e branco pela primeira vez na área de Predefinições da caixa de diálogo Preferências.

Tonalizar uma foto com tons de cinza

Use os discos de cores no painel Correção de cores para colorir uma foto em tons de cinza. Você pode adicionar uma cor na gama tonal, como um efeito em sépia, ou criar um efeito da divisão de tons, no qual uma cor diferente é aplicada às sombras e aos realces. As sombras das extremidades e os realces permanecem em preto e branco.

É possível também aplicar efeitos especiais, como uma aparência com processamento cruzado, a uma foto colorida.

  1. Abra a foto selecionada no módulo Revelação.

  2. Selecione Correção de cores no painel à direita.

  3. No painel Correção de cores do módulo Revelação, ajuste os controles deslizantes de Saturação e Matiz para Tons médios e Sombras. Matiz define a cor do tom; Saturação define a intensidade do efeito.

  4. Ajuste o controle deslizante Mesclagem para definir a quantidade de sobreposição entre sombras e realces. Arraste o controle deslizante para a direita para maximizar e arraste-o para a esquerda para minimizar a sobreposição.

  5. Defina o controle deslizante Equilíbrio para equilibrar o efeito entre os controles deslizantes Realce e Sombra. Valores maiores que 0 aumentarão o efeito dos realces, valores menores que 0 aumentarão o efeito das sombras.

Pressione as seguintes teclas ao arrastar no disco de cores para entrar em modos diferentes:

  • Alt (Windows)/Option (macOS): Modo de ajuste fino. Dá mais controle para ajustar a Saturação e a Matiz.
  • Deslocamento: Modo somente saturação.
  • Ctrl (Windows)/Command (macOS): Modo somente Matiz.

Também é possível ajustar a Matiz e a Saturação usando os seguintes atalhos de teclado ao passar o mouse sobre os discos de cores.

Trabalhar com imagens em tons de cinza de canal único

As imagens de modo de tons de cinza do Photoshop não têm nenhum dado da cor, mas você pode fazer ajustes de tom no Lightroom Classic usando os ajustes de tom no painel Básico ou no painel Curva de tons. Também é possível aplicar efeitos de tonalização de cores usando as opções no painel Correção de cores. O Lightroom Classic trata a foto como uma Imagem RGB e exporta-a como RGB.

Tutorial em vídeo: Trabalhar com ajustes de P&B