Como começar a estudar mitologia grega

Como começar a estudar mitologia grega

We’ve detected that JavaScript is disabled in this browser. Please enable JavaScript or switch to a supported browser to continue using twitter.com. You can see a list of supported browsers in our Help Center.

Help Center

Como começar a estudar mitologia grega
(Foto: Wikimedia/Caravaggio)

Na história de quase todas as civilizações, é provável que mitos e lendas sempre tenham feito parte da sabedoria popular. Seja por superstição ou por alguma crença religiosa, a origem dessas lendas compõe a cultura dessas sociedades e serve como representação do passado e religiosidade de cada uma delas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na internet existem vários canais de conteúdos dedicados ao tema. Eles são um bom caminho para conhecer as narrativas curiosas sobre figuras mitológicas de diferentes partes do mundo: entre deuses celtas, gregos ou africanos. Selecionamos alguns que vale conhecer:

Introdução aos estudos de mitologia política
Em seis partes, a série é narrada pelo professor André Azevedo da Fonseca, da Universidade Estadual de Londrina, que explica a influência das religiões, crenças populares e mitologias sobre os discursos da política. O canal também oferece outros vídeos sobre educação, comunicação e ciências humanas.

Mitologia grega e romana
O curso desenvolvido pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, explora as origens do mito e sua função histórica, tomando de exemplo a mitologia da Grécia e Roma antigas. Em inglês, as aulas analisam como essas sociedades incorporavam essas narrativas em suas culturas e investigam uma variedade de tópicos relacionados ao tema: natureza humana, a criação do universo, religião, família e a relação entre deuses e mortais.

Portal dos Mitos
O canal aborda a história de personagens mitológicos em diferentes culturas, como o “gato de Yule”, do folclore islandês, ou a lenda do Gytrash, um cão negro conhecido no norte da Inglaterra. O portal também publica, em seu blog, explicações sobre anjos, deuses gregos e outras figuras religiosas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Só Mitologia
Vídeos sobre mitologia grega com a história de lendas como o pássaro Fênix e o semideus Perseu, filho de Zeus conhecido por ter decapitado a Medusa.

Leia também:
+ 6 cursos para quem quer aprender filosofia
+ 9 sites com cursos gratuitos de história

Algumas pessoas me procuram querendo saber se livro tal é bom, o que eu recomendo para leitura, onde achar boas referências para conhecer mitologias. Eu tento aconselhar como posso, uma vez que livros sobre mitos e lendas são, em maioria, absurdamente ou caros ou modernos demais, com informações escassas ou que pouco acrescentam e muito atrapalham.

Como começar a estudar mitologia grega
Sun God by Dallas-Williams

Respondendo por mim, eu tive certa sorte de ler muita coisa sobre mitologia em enciclopédias de diferentes tipos e tamanhos, e mais sorte tive por possuir um interesse em anotar as lendas e os mitos que encontrava, embora muito desse vasto material que coletei tenha se perdido com os cadernos que joguei fora. E consegui, ainda criança, acesso a uma biblioteca pública muito boa, onde esbarrei com Os Doze Trabalhos de Hércules, de Monteiro Lobato, que é um apanhado mitológico muito interessante (ainda que bem impreciso e muito cheio de liberdades), que complementa informações dadas em O Minotauro, que só indico se você quiser não apenas conhecer a mitologia greco-romana como os costumes helênicos.

Além de um bom livro didático, que dava algum espaço para as mitologias das civilizações que trabalhava na disciplina de História. E acho importante, sabe, essa relação da escola e do colégio com algo que gostamos (no nosso caso, mitologia e folclore).

Há muitas revistas e diversos livros em bancas que oferecem boas introduções a mitos e lendas. Até difícil citar exemplos, pois eles vivem saindo e voltando, e são cheios de imprecisões e dados controversos, mas estamos falando de uma base para quem quer começar, não? Tem desde cultura egípcia a povos ameríndios! Então, qualquer quantia entre vinte e cinquenta reais, uma banca e um pouco de paciência são ingredientes poderosos para quem quer começar. Uma lástima que a Mundo Estranho acabou, pois saíam edições maravilhosas sobre lendas, mitologia e folclore por esse título, mas a SuperInteressante ainda deve lançar algo, inclusive livros.

Outro material básico (e muito bom) é O Livro de Ouro da Mitologia, de Thomas Bulfinch. Existem muitas edições, e as mais baratas, em bancas de jornal, saem menos de vinte reais. Embora o palco seja pra deuses e heróis greco-romanos, tem espaço para elementais da alquimia, mitologia nórdica e celta.

Agora, se assim como eu, você está cansado de mitologia greco-romana e quer ir para outras, eu recomendo muita pesquisa. E isso leva tempo, sabe? Achar títulos que sejam agradáveis e confiáveis, reunir uma bibliografia que pode trazer versões de lendas ou repetições, mas é o caminho.

Para facilitar quem quer encontrar lendas desconhecidas e fora do circuito mainstream, minha dica final é o blog mais completo e com informações confiáveis que conheço, rico em folclore nacional e mitologias de praticamente todo canto do mundo, o Portal dosMitos.

Enfim, espero ter ajudado.


Page 2

Você sabe tudo sobre mitologia grega? Chegou a hora de aprender! Certamente, você já ouviu falar dos mitos que descrevem deuses, humanos, criaturas fantásticas, poderes sobrenaturais e grandes lições de moral e ética. Como o próprio nome sugere, tudo isso começou com a civilização grega, mas conquistou o mundo por conta da sua criatividade e histórias fascinantes.

Neste artigo, você vai saber mais sobre quem são os deuses da mitologia grega (deus da guerra, da paz, do amor etc), histórias mais marcantes e também indicações de filmes para que você mergulhe mais ainda nesse assunto. Vamos começar? Continue a leitura e se surpreenda com a mitologia grega.

O que é mitologia grega?

A mitologia grega trata de temas universais vividos por deuses e seres humanos. São paixões, tradições, culturas, relações entre amigos, parentes, sociais e políticas. Os mitos falam da origem do universo e de tudo o que nele existe.

As maiores características das histórias da mitologia grega levam em consideração a interpretação individual, pois as narrativas dos feitos dos deuses sempre dividem opiniões. Para uns, algumas atitudes são corretas, para outros não.

Como começar a estudar mitologia grega

A mitologia grega data do século 5.a.C (Foto: depositphotos)

Os deuses da mitologia grega são totalmente diferentes dos deuses e figuras divinas das religiões monoteístas, pois eles são uma mistura de divino e humano. Todos descritos de forma muito peculiar remontando a origem da vida e do mundo.

Não há uma data que determine quando a mitologia grega surgiu, porém há indícios de que ela já existia no século 5.a.C. O que se sabe sobre ela, é graças a desenhos e artefatos deixados registrados em pedras e cerâmica. Essas evidências ficam ainda mais claras através da passagem dos períodos Clássico, Helenístico e Homero.

Entretanto, a mitologia grega só passou a ser vista como algo a ser estudando somente depois de 1873, quando a cidade de Troia foi descoberta pelo arqueólogo alemão Heinrich Schliemann.

A cidade de Troia, terra de Ilíada escrita por Homero, até então era desacreditada pelos estudiosos que achavam se tratar de uma fantasia. A partir da descoberta, os pesquisadores passaram também a se debruçar sobre a história dos deuses gregos.

Graças a isso, podemos afirmar que a mitologia grega trouxe contribuições significativas para o desenvolvimento da ciência nas áreas de astronomia, psicologia e antropologia.

Veja também: Deuses gregos – Religião da Grécia antiga

Zeus: É o Deus dos Deuses. Deus de todo céu e que controla as tempestades. A mitologia grega o considera como o pai dos demais deuses.

Atena: Filha de Zeus, Minerva, como também é chamada. Pureza, sabedoria, da razão são as características mais marcantes de Atena.

Afrodite: seu segundo nome é Vênus e é uma das mais famosas deusas, pois cabe a ela o apreço pela beleza e amor. Na sua história há uma divergência, pois alguns afirmam que ela era filha de Zeus, o Deus dos Deuses. Já outros atribuem o seu surgimento a Urano.

Ares: esse é o famoso rei da guerra, muito evocado e adorado nas épocas em que os combates eram constantes. Diz a mitologia que ele é filho de Zeus com uma das suas inúmeras mulheres, Hera.

Dionísio: mais um filho de Zeus. Dionísio é o deus das festas regadas a muito vinho e diversão. Ele também ficou conhecido como Baco.

Hefesto: também atende pelo nome de Vulcano, pois é o deus do fogo e das pessoas que trabalham com ferro, os ferreiros, por isso que sua imagem está sempre com um martelo.

Demeter: em uma época onde a agricultura era parte fundamental dos negócios, a deusa Demeter cuidava das plantações, agricultura e das sementes em geral. Para ela, eram voltadas as orações para as boas colheitas. Também é conhecida como Ceres.

Apolo: um dos mais famosos deuses da mitologia grega. Apolo, simbolizado com uma flecha, é considerado o deus da cura e da medicina. Antigamente, muitos soldados eram feridos com armas brancas, principalmente arco e flecha. Por isso, ele acabou se tornando o protetor nessas situações.

Hermes: outro herdeiro de Zeus. Para ele, era dada a missão de cuidar da prosperidade dos homens que comercializavam iguarias, assim como as pessoas que viajavam muito ou que praticavam esportes.

Ártemis: deusa filha de Zeus. Considerada protetora da natureza e das boas caças. Por isso, mesmo muitos pecuaristas da época, a adoravam. É irmã gêmea de Apollo.

Héstia: essa deusa era irmã de Zeus. Ela cuidava do bem-estar das famílias e da segurança das suas casas. Segundo a mitologia, ela era bastante cobiçada por Apollo e Poseidon, mas escolheu a castidade.

Hera: no meio de tantos deuses não poderia faltar aquela que cuidasse do casamento e dos nascimentos. Hera, também chamada de Juno, era invocada sempre que as pessoas queriam formar e aumentar a família. Coube a ela carregar o título de Deusa das deusas, a versão feminina de Zeus.

Poseidon: irmão de Zeus, Poiseidon é o deus do mar. Seus poderes poderiam fazer a terra estremecer. Para isso, bastava que ele utilizasse um acessório especial pelo qual era sempre representado, um tridente. Esse objeto é uma espécie de ferramenta com três pinos pontiagudos.

Cybele: a deusa grega da natureza e criaturas selvagens, Cybele também era a deusa dos mortos e da agricultura e caça.

Doris: em uma época cujo mar era o centro das atenções, a deusa Doris era bastante famosa na Grécia. Ela é uma das 3 mil Oceânides, que são os deuses do oceano, sempre muito adorada pelos pescadores e homens do mar.

Eris: mas nem só de deuses pacíficos vive a Grécia! A exemplo de Eris que era considerada a deusa da confusão. Rejeitada pela mãe, ela acabou sendo desposada por outro deus chamado Éter. Desse relacionamento, nasceram 14 filhos, cada um com um poder do mal. Por isso, Eris também é chamada de mãe dos males.

Veja também: Nêmesis, a deusa da mitologia grega

Histórias da mitologia grega

A mitologia coleciona diversas histórias que envolve os deuses, universo e os relacionamentos. Agora, você vai ver algumas das principais histórias contadas pela mitologia grega.

Como começar a estudar mitologia grega

Um dos deuses gregos, Hércules, é um dos filhos de Zeus (Foto: depositphotos)

Origem do universo pela mitologia grega

A origem do universo segundo a mitologia grega foi descria por Hesíodo na sua obra Teogonia. O poeta diz que foram os deuses primordiais que estavam na criação do universo.

A história começa com um grande vazio que deu origem ao deus chamado Caos. A partir dele foram criados outros deuses, chamados de primordiais, como Éter, o deus do ar; Gaia, a Mãe Terra; Urano, o deus do céu; Nix, a dona da noite; Hemera, a do dia; Eros, o deus do amor; Tártaro, deus das profundezas da terra; Ponto, deus das profundezas do mar; Tálassa; deusa da vida marinha e Érebo, o deus da escuridão.

Esses deuses primordiais passaram a ter outros filhos deuses, que aos poucos foram criando tudo o que existe no universo.

Confronto entre os deuses e titãs

Certamente, você já ouviu falar na expressão “guerra de titãs”, pois isso foi cunhado com base em uma história da mitologia grega. O conflito entre os deuses e titãs começou quando o filho dos deuses primordiais Urano e Gaia, Cronos, rebela-se contra o próprio pai para tomar-lhe tudo. Ele consegue esse feito e passa a ser o grande rei. Porém, com o passar dos anos, acontece o mesmo a ele: um dos filhos de Cronos, também tenta dar o golpe para ficar com o seu poder.

Decepcionado, Cronos toma uma decisão radical: engole todos os seus filhos para evitar que ele sofra nova tentativa de golpe. Contudo, o que ele não esperava era que a mãe de Zeus, Réia, escondesse esse filho de Cronos para poupar-lhe da morte.

Depois de muitos anos, quando Zeus vira um adulto, ele volta para vingar-se do pai. Quando isso acontece, ele obriga o pai a vomitar seus irmãos e com eles promove uma grande guerra entre deuses e titãs.

Veja também: Mitologia Romana

Entre os clássicos da mitologia grega está os 12 Trabalhos de Hércules. Essa missão foi dada ao titã Hércules, filho de Zeus, após matar a sua esposa e filhos. Isso aconteceu depois de ficar sufocado por conta dos ciúmes constantes da sua madastra, chamada de Hera.

Após um acesso de fúria provocado por Hera, ele acabou por tirar a vida da própria família. Por isso, a conselho do oráculo, Hércules precisou cumprir uma série de tarefas para se redimir do feito.

A ele foram dadas as seguintes missões: matar o Leão de Neméia; matar a Hidra de Lerna; capturar o Javali de Erimanto; capturar a Corsa de Cerinéia; expulsar as aves do Lago Estínfale; limpar os estábulos do Rei Áugias; capturar o Touro de Creta; capturar os Cavalos de Diomedes; obter o cinto de Hipólita; capturar os Bois de Gerião; e obter as Maçãs de Ouro do jardim das Hespérides.

Guerra de Tróia

A Guerra de Troia é um episódio que também inspirou muitos livros e filmes. É palco dos mais famosos heróis da mitologia grega, como Aquiles, Ulisses, Ajax, Heitor, Pátroclo, Enéias, dentre outros.

A descrição dessa guerra é importantíssima para a mitologia grega. Na verdade, foi graças a ela que a humanidade passou a estudar mais a mitologia. Isso porque, a história narrada se passa em Troia, cidade grega que até o século 19 era considerada como uma fantasia.

Após serem encontradas partes da cidade de Troia em escavações em 1873, os estudiosos passaram a prestar mais atenção nas narrativas da mitologia, pois ela revelava muitas preciosidades dessa antiga civilização.

E a Guerra de Troia começou por um desentendimento amoroso, quando três deusas: Atena, Hera e Afrodite passaram a disputar a posse por uma maçã dourada que estava escrita: “para a mais bela deusa”.

Coube ao príncipe de Troia, Páris, decidir qual das deusas ficaria com o objeto. Entretanto, sua escolha não foi honesta, pois ele decidiu por Afrodite, depois de ser “subornado” por ela com a promessa de dar-lhe a mão da mulher mais bonita do mundo, Helena.

Contudo, Helena já era casada com Menelau, rei de Esparta, e teve que fugir com Páris. Mas isso não ficou barato. O marido de Helena decidiu juntar seus soldados e ir resgatar a sua esposa. Foi por conta desse amor que a famosa Guerra de Troia durou 10 anos! No final de tantos embates, Helena acabou voltando para seu marido, Menelau.

Filmes da mitologia

Troia

Comecemos então com a narrativa dos famosos conflitos de Troia. Em 2004, o diretor Wolfgang Petersen se inspirou em Ilíadas de Homero para contar os mitos gregos. Personagens como Aquiles, Agamenom, Odisseu e Ájax se envolvem em conflitos que envolvem o Cavalo de Troia. Estreado por Orlando Bloom, Brad Pitt e Eric Bana.

Brett Ratner lançou o filme Hércules em 2014. Estrelado por The Rock, a produção narra a história das 12 Tarefas de Hércules e sua luta para se redimir depois de matar sua família em um acesso de fúria.

Bem antes disso, em 1997, a Disney já havia lançado uma animação que também narra a saga de Hércules a procura do seu pai, Zeus.

Mulher Maravilha

O filme Mulher Maravilha de 2017 também tem inspirações na mitologia grega. Isso porque, a heroína tem que lutar contra Ares durante os conflitos da Primeira Guerra Mundial. Há também menções a deuses famosos como Zeus, o mais poderoso.

Veja também: Mitologia japonesa

Mitologia grega e sua importância

É claro que nem todas as pessoas se identificam com as histórias fantasiosas da mitologia grega, porém é unânime que ela tem um peso enorme para a cultura e ciência. Disciplinas como astronomia, filosofia, antropologia e psicologia partem de diversas presunções dos famosos mitos gregos para suas teorias, pesquisas e trabalhos.