Calcule a densidade demográfica dos municípios apresentados na tabela abaixo

Faça exercícios sobre Densidade demográfica no Brasil para avaliar tudo o que você sabe sobre a questão!

Questão 1

Tendo como referência comparativa a tabela a seguir, que trata da população absoluta e relativa dos países com maior extensão territorial, e os seus conhecimentos sobre esse assunto, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

a) O Brasil é o país com maior densidade demográfica.

b) O Brasil é um país pouco populoso.

c) O Brasil é um país populoso e extremamente povoado.

d) Comparado aos países com maior extensão territorial do mundo, o Brasil possui uma das mais elevadas taxas de população relativa.

e) Dos países citados na tabela, o Brasil é o quarto mais povoado.

Questão 2

(ENEM 2011)

Cerca de 20 milhões de brasileiros vivem na região coberta pela caatinga, em quase 800 mil km² de área. Quando não chove, o homem do sertão e sua família precisam caminhar quilômetros em busca da água dos açudes. A irregularidade climática é um dos fatores que mais interferem na vida do sertanejo.

Segundo esse levantamento, a densidade demográfica da região coberta pela caatinga, em habitantes por km², é de:

a) 250

b) 25

c) 2,5

d) 0,25

e) 0,025

Questão 3

A população do Brasil é:

a) regularmente distribuída no território.

b) irregularmente distribuída no território.

c) de elevado crescimento vegetativo.

d) de crescimento vegetativo nulo ou negativo.

e) com altíssima densidade demográfica.

Questão 4

Sobre os conceitos de população relativa e população absoluta, é possível afirmar que:

a) A população relativa é o número total de habitantes de um local.

b) Pode-se chamar uma área ou região de populosa quando ela possui uma grande população absoluta.

c) Uma área com elevada população absoluta é considerada uma área densamente povoada.

d) Densidade demográfica é a divisão da população relativa pela área do local.

e) As áreas onde a população absoluta é grande são chamadas de áreas de grande concentração populacional.

Questão 5

Existem duas formas principais de abordar o quantitativo populacional em um espaço. De um lado, temos as taxas de __________________, que representam o número de habitantes por quilômetro quadrado; de outro, temos as taxas de __________________, que estão relacionadas com o número de habitantes independentemente do tamanho do território.

A alternativa que completa corretamente as lacunas acima é:

a) densidade demográfica e superpovoamento

b) crescimento vegetativo e população absoluta

c) população local e população geral

d) densidade demográfica e população absoluta

e) crescimento vegetativo e população geral.

Questão 6

A concentração populacional no Brasil é irregular. A densidade demográfica é variada e decorrente de processos históricos e econômicos. Das unidades da federação, a que possui maior população relativa é:

a) São Paulo

b) Sergipe

c) Alagoas

d) Distrito Federal

e) Rio de Janeiro

Resposta - Questão 1

Letra E

Densidade demográfica: é um conceito populacional referente à média do número de pessoas residentes por unidade de área em uma dada localidade e é geralmente medida na relação habitante por quilômetro quadrado.

Populoso: refere-se à população absoluta (quantidade de habitantes) de um dado país ou região. Dos países da tabela, a China é o mais populoso.

Povoado: refere-se à população relativa ou densidade demográfica, que é calculada por meio da divisão da população absoluta pela área ocupada. A Índia, na tabela, é o país mais povoado (ou com maior densidade demográfica/população relativa.)

Resposta - Questão 2

Letra B

Densidade demográfica = população / área

População: 20 milhões de habitantes

Área: 800 mil km²

20.000.000 / 800.000 = 25 hab/km²

Resposta - Questão 3

Letra B

Embora seja o quinto país com maior população absoluta do planeta, o Brasil possui uma distribuição irregular de sua população, que fica concentrada no litoral e na porção centro-sul do país. Essa irregularidade faz com que a densidade demográfica seja baixa.

Resposta - Questão 4

Letra B

Densidade demográfica: é um conceito populacional referente à média do número de pessoas residentes por unidade de área em uma dada localidade e é geralmente medida na relação habitante por quilômetro quadrado.

Populoso: refere-se à população absoluta (quantidade de habitantes) de um dado país ou região.

Povoado: refere-se à população relativa ou densidade demográfica, que é calculada por meio da divisão da população absoluta pela área ocupada.

Resposta - Questão 5

Letra D

O número de habitantes por unidade de área é chamado de densidade demográfica.

O número total de habitantes, independentemente de qualquer tipo de comparação, é chamado de população absoluta.

Resposta - Questão 6

Letra D

No que diz respeito à densidade demográfica dos estados brasileiros, a liderança fica a cargo do Distrito Federal – 444,7 hab/km² – tanto por causa da capital, Brasília, quanto pelas grandes aglomerações urbanas que se formaram após a rápida urbanização de seu entorno. Em seguida, temos o Rio de Janeiro (365,2 hab/km²), São Paulo (166,2 hab/km²), Alagoas (112,3 hab/km²) e Sergipe (94,3 hab/km²).

Densidade demográfica do Brasil

Versão desktop

Copyright © 2022 Rede Omnia - Todos os direitos reservados Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

Densidade demográfica ou densidade populacional é um índice demográfico que permite avaliar a distribuição da população em um dado território. A densidade demográfica permite que sejam feitas comparações entre as diferentes regiões avaliadas. Esse índice é expresso em habitantes por quilômetro quadrado (hab/km²).

Vejamos como obter a densidade demográfica de uma determinada região. Precisamos ter dois dados para fazer o cálculo: a população absoluta (o número total de habitantes do local) e a área ocupada por esse mesmo contingente populacional (geralmente expressa em km²).

POPULAÇÃO ABSOLUTA ÷ ÁREA = DENSIDADE DEMOGRÁFICA (hab/km²)

Como exemplo, vamos calcular a densidade populacional do Japão. O país possui uma área de 377.801 km² e uma população, em 2010, de 127.156.225 habitantes.

Logo:

D = habitantes
          área

D = 127.156.225 habitantes
         377.801 km²

D = 336,5393

D ~ 336,5 hab/km²

A densidade demográfica japonesa no ano de 2010 era de aproximadamente 336,5 habitantes para cada quilômetro quadrado – uma densidade populacional considerada alta, se compararmos, por exemplo, com o Brasil, que, de acordo com o Censo (IBGE) de 2010, tinha 22,4 hab./km2.

Pouco povoado x densamente povoado

O termo “povoado” refere-se à densidade populacional da região analisada. Quando a densidade demográfica é pequena, dizemos que o local é pouco povoado. É o caso da Islândia, que tem 3,1 habitantes por quilômetro quadrado.

O oposto ocorre quando o cálculo da densidade populacional de outra região obtém um número elevado. O principado de Mônaco, por exemplo, tem 15.554,5 habitantes por quilômetro quadrado. Nesse caso, dizemos que esse país é muito povoado ou densamente povoado.

Densidade demográfica no mundo

Calcule a densidade demográfica dos municípios apresentados na tabela abaixo

A relação entre a população de um dado local e a área ocupada determina a densidade populacional

Podemos observar no mapa acima que há vários países densamente povoados, como: Índia, Japão, Itália, Reino Unido, Porto Rico e outros.

Também é possível notar países que são pouco povoados, como Canadá, Rússia, Suriname, Austrália e outros.

* Crédito da Imagem: testing / Shutterstock