Azeitona benefícios e malefícios

A azeitona é um fruto que cresce na oliveira, de aroma e sabor intenso, conforme explica um artigo publicado no site UOL

Este fruto apresenta um elevado teor calórico, sendo que 100 gramas de azeitona preta contém 194 calorias e a variante verde tem cerca de 137 calorias. Ainda assim, é um alimento completo, rico em vitaminas, ácidos gordos e sais minerais como potássio, fósforo e sódio. Composta ainda por água, fibras e antioxidantes.

A azeitona está proibida na dieta?

Não, apesar da elevada concentração de sódio que detém, sendo tudo uma questão de moderação. Ou seja, ingerir entre três a quatro azeitonas diariamente fornece ao organismo todos os nutrientes saudáveis do fruto, sem sobrecarregá-lo com quantidades excessivas de sal. 

Eis, segundo o UOL, sete super benefícios da azeitona:

  1. Fortalece o sistema imunológico;
  2. Melhora a saúde da visão;
  3. Faz bem aos ossos e combate a osteoporose;
  4.  Previne doenças cardiovasculares;
  5.  Regula o funcionamento do intestino;
  6.  É um alimento saciante, atenuando a fome;
  7.  Mantém a pele saudável e jovem;
  8.  Previne o cancro do cólon.  

Leia Também: Beterraba: Um superalimento com saúde 'para dar e vender'

Seja sempre o primeiro a saber.Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.

Descarregue a nossa App gratuita.

Azeitona benefícios e malefícios

Nativas da região do Mediterrâneo, a azeitona nasce verde e torna-se preta quando amadurece e pode ser consumida de diferentes maneiras: em conserva, salgadas ou secas. Ela é deliciosa, nutritiva e super saudável, tornando-as fácil de incorporar a um estilo de vida saudável.

As azeitonas verdes e pretas podem ser adicionadas a uma variedade de pratos, que vão desde massas, pizza, arroz, saladas até sopas e elas provêm das oliveiras.

Aqui estão os 10 Benefícios da Azeitona para a Saúde:

Azeitona benefícios e malefícios

Os radicais livres contribuem para o AVC, câncer e ataques cardíacos. O inimigo do radical livre? Antioxidantes! A azeitona é rica em antioxidantes, o que significa que todas as vezes que você a come, combate os radicais livres.

2) Aumenta o colesterol bom

A azeitona contribui para a perda de peso. Ela contém gordura que aumenta o colesterol bom e isso diminui o risco de doença cardíaca.

3) Melhora a memória

As azeitonas contêm polifenóis, um produto químico natural que reduz o estresse oxidativo no cérebro. Ao comer uma porção diária de azeitonas saudáveis, você pode ajudar a melhorar sua memória.

Comer azeitona ​​ajuda a pele a ficar macia e saudável, uma vez que elas contêm ácido oleico.

5) Controle do apetite

Ao comer algumas azeitonas antes de uma refeição, você consegue controlar seu apetite. Isso ocorre porque os ácidos graxos contidos nas azeitonas ​​retardam o processo de digestão e estimulam o hormônio colecistoquinina, que envia mensagens de satisfação ao cérebro.

O óleo de azeitonas contém oleocanthal, uma substância com agentes anti-inflamatórios que podem atuar como um Ibuprofeno natural.

7) Efeito antiviral

As azeitonas também são antivirais por natureza e possuem a capacidade de melhorar a defesa do seu corpo contra o herpes e a hepatite, por exemplo.

Pesquisas recentes demonstraram que a oleuropeína, um extrato potente da oliveira, tem o poder de melhorar o desenvolvimento de osteoblastos, responsáveis por formar ossos novos.

Cada azeitona contém cerca de 60 mg de sódio, portanto, você pode reduzir a quantidade de sal substituindo fazendo uma salmoura com água filtrada. Se você tem pressão arterial elevada ou foi aconselhado a reduzir a ingestão de sódio, consuma todos os alimentos salgados de forma responsável.

10) Equilibra os hormônios

As azeitonas são altas em gordura monoinsaturada, que é um tipo saudável de gordura que reduz o risco de obesidade. Estudos demonstraram que as gorduras monoinsaturadas ajudam a melhorar a sensibilidade à insulina, reduz a gordura da barriga e equilibra os hormônios.

100 gramas de azeitonas contêm 115 calorias, que é composta de 10-15% de gordura saudável e 80-85% de água. Esta combinação é ótima para hidratar o corpo e para aumentar a energia, especialmente porque é uma energia que é liberada lentamente. O número de vitaminas e minerais em cada azeitona também ajuda a dar ao seu corpo os nutrientes que precisa para reduzir o estresse e aumentar o seu humor.

12) Previne a anemia

Também é uma excelente fonte de ferro, o que ajuda a aumentar a oxigenação em todo o corpo, melhorando a contagem de glóbulos vermelhos. Uma deficiência de ferro pode causar anemia, o que leva a enxaquecas.

Veja a reportagem sobre os benefícios da azeitona para a saúde (2:55):

É bem comum vermos matérias indicando os benefícios do azeite, especialmente se ele for de extra virgem. Afinal, esse é um dos principais ingredientes da dieta mediterrânea, que permitiu que povos que da região do Mar Mediterrâneo tivessem longevidade em uma época em que a medicina era precária. Mas quem acaba sendo muitas vezes esquecida nesse processo é a grande estrela desse óleo: a azeitona. Esse pequeno fruto em geral é utilizado como complemento em alguma receita, e pode aparecer tanto na cor verde quanto na preta. Seja lá qual for o seu tipo favorito, uma coisa é certa: ela possui nutrientes poderosos e deve ser incluída na sua dieta.

Azeitona é rica em vitamina E, e portanto é um bom antioxidante

O primeiro benefício da azeitona que merece destaque é que ela é muito rica em vitamina E, que por sua vez é conhecida por ser um ótimo antioxidante. Como o próprio nome diz, essas são moléculas que evitam a oxidação das células, algo que pode gerar o envelhecimento precoce. Ao auxiliar o sistema imunológico, esse nutriente também evita o aparecimento de doenças, que variam de gripes e resfriados a alguns tipos de câncer.

Outro benefício dessa vitamina é que ela auxilia o bom funcionamento do intestino, evitando problemas como a prisão de ventre. Por fim, no caso dos homens ela ainda aumenta a produção de espermatozoides, algo que pode ser muito bom para algumas enfermidades, além de aumentar as chances de um casal conseguir engravidar.

Índice glicêmico da azeitona é baixo

A azeitona também é uma ótima aliada dos diabéticos, já que possui um baixo índice glicêmico. Lembrando que essa medida indica as taxas de açúcar no sangue, o que significa que é algo que qualquer deve ficar atento, e não apenas as pessoas que possuem diabetes. Quem busca perder gordura corporal através do controle da produção de insulina também deve optar por alimentos que possuam baixo índice glicêmico.

Ajuda a reduzir o colesterol ruim e aumenta os níveis do colesterol bom

Rica em gorduras monoinsaturadas, a azeitona ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumenta os do bom (HDL), sendo essencial para o nosso corpo se manter saudável. Isso evita o surgimento de doenças relacionadas ao sistema cardiovascular, aumentando a saúde do coração. Esse ácido graxo, que aparece em quantidades impressionantes na azeitona, também ajuda a prevenir câncer de mama, sendo esse mais um de seus benefícios.

Azeitonas verdes ou pretas: qual a diferença?

Assim como ocorre com o pimentão, a coloração da azeitona nada tem a ver com a espécie cultivada, mas sim com o período da colheita. A verde, como o próprio nome indica, ainda está verde, e por isso é mais azeda. Aliás, quando ela é tirada do pé da oliveira é ainda mais amarga, e por isso precisa passar por um tratamento especial para que esse sabor seja amenizado antes de chegar ao mercado ou se tornar azeite.

Já a azeitona preta é o estágio quando o fruto já ficou completamente maduro, e por isso seu sabor não é tão forte, o que permite que o seu tratamento seja menor em relação ao da verde. Além disso, sua versão mais escura possui mais nutrientes, embora também seja mais calórica e menos indicada a quem está fazendo dieta para perder peso. Vale destacar que seja lá qual for a azeitona que você escolher é preciso estar atento ao seu nível de sódio, que é bem elevado, e por isso ela não é indicada a pessoas que têm pressão alta.

O mundo poderia ser dividido em dois grupos: um com as pessoas que não suportam a azeitona e outro com aquelas que amam o ingrediente. Então, no primeiro grupo as pizzas seriam preparadas sem azeitonas e no segundo, as fatias teriam bastante azeitona.

Brincadeiras à parte, a azeitona é o fruto da oliveira e já foi associada a uma série de benefícios para a nossa saúde. Eles incluem: fornecer antioxidantes, auxiliar a diminuição da pressão arterial e o controle do colesterol, contribuir com a saúde do coração e do intestino e ajudar a prevenção da perda óssea.

Continua Depois da Publicidade

Além disso, as azeitonas servem como fonte de nutrientes necessários para o nosso organismo funcionar corretamente como gorduras saudáveis, fibras, cobre, cálcio, ferro, magnésio, vitamina A e vitamina E.

A azeitona faz mal à saúde?

Mas será que mesmo oferecendo essas vantagens, não existem alguns casos em que podemos afirmar que a azeitona faz mal à saúde?

Bem, uma preocupação em relação às azeitonas é que elas apresentam uma quantidade elevada de sódio. Por exemplo, uma porção com 10 azeitonas verdes médias apresenta 529 mg de sódio enquanto 100 g de azeitonas verdes contêm 1556 mg do mineral.

Se estivermos falando a respeito das azeitonas pretas, uma porção com 10 unidades médias possui 352 mg de sódio enquanto 100 g do alimento carregam 880 mg do mineral.

Ainda que o nosso corpo humano precise de sódio para aspectos como o controle da pressão arterial e do volume do sangue e para o funcionamento adequado dos músculos, a ingestão de uma quantidade elevada do nutriente não é nada boa para o organismo.

Continua Depois da Publicidade

Os adultos saudáveis não devem consumir mais do que 2,3 mil mg de sódio diariamente, indivíduos com pressão arterial alta não devem ingerir mais do que 1,5 mil mg do mineral e quem tem insuficiência cardíaca congestiva, cirrose do fígado e doença renal precisa consumir quantias muito menores do que essas.

A Associação Americana do Coração recomenda que os adultos limitem a sua ingestão de sódio para 1,5 mil mg do nutriente por dia.

De acordo com a Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, o excesso de sódio na alimentação pode causar problemas como retenção de líquidos, pressão e endurecimento dos vasos sanguíneos, pressão arterial alta, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca.

Assim, para aproveitar o sabor e os benefícios da azeitona sem encher o organismo de sódio, é importante controlar as porções consumidas e sempre checar o teor do mineral presente na marca escolhida, dando preferência ao produto que tiver menos sódio.

Além disso, aconselhamos evitar colocar mais sal quando as azeitonas forem utilizadas em uma salada e lembramos que lavar as azeitonas também pode ajudar a diminuir a quantidade de sódio do alimento.

Outra sugestão para minimizar o efeito do sódio das azeitonas é comprar a versão do produto que vem na conserva de azeite.

Continua Depois da Publicidade

A recomendação da maioria dos nutricionistas é ingerir seis unidades de azeitonas por dia para ajudar aumentar a quantidade de nutrientes no organismo.

Reações alérgicas

Será que é possível afirmar que a azeitona faz mal por provocar alergias? As alergias à azeitona até existem, porém, são raras. Segundo o Authority Nutrition, pessoas sensíveis podem experimentar reações alérgicas na boca e na garganta depois de consumir as azeitonas.

Para quem preocupa-se com esse tipo de problema, recomendamos que ao comer as azeitonas pela primeira vez, a pessoa consuma uma porção moderada. E caso você sofra alguma reação alérgica depois de comer o alimento, procure imediatamente a ajuda do médico.

Metais pesados

As azeitonas podem apresentar metais pesados como boro, enxofre, estanho e lítio. A ingestão de uma quantidade elevada de metais pesados pode provocar efeitos maléficos ao organismo e aumentar o risco de desenvolvimento de câncer.

Entretanto, como o teor desses metais pesados na composição das azeitonas costuma ser bem abaixo do limite, elas são consideradas seguras.

Acrilamida

A acrilamida é uma substância química que pode ser encontrada em alguns tipos de azeitonas pretas enlatadas, sendo que algumas apresentam um teor mais elevado do composto do que outras. Uma das variedades que pode conter teores altos do composto, como resultado do seu processamento, é a azeitona preta califórnia madura.

Continua Depois da Publicidade

Altas quantidades de acrilamida já foram associadas a um risco maior de desenvolvimento de câncer e, portanto, a substância deve ser limitada ou até mesmo evitada por completo.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) explicou que a substância é conhecida por provocar o câncer em animais, porém, afirmou que ainda não foi provado que o mesmo efeito carcinogênico (produtor de câncer) observado em ratos também ocorra em humanos.

De qualquer maneira, a Anvisa ressaltou que “é prática assumir que um carcinógeno (agente que produz câncer) para animais é potencialmente carcinogênico para humanos a menos que se prove o contrário. Geralmente para carcinógenos o risco eleva-se com o aumento da exposição”.

A agência explicou ainda que a acrilamida pode ser produzida em alguns alimentos preparados em altas temperaturas.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), quantias elevadas de acrilamida também podem provocar problemas no sistema nervoso de seres humanos.

Você já tinha ouvido falar que azeitona faz mal à saúde em determinadas circunstâncias? Tem costume de comer bastante azeitona na dieta? Comente abaixo!

4.4 de 5 (5 Votes)