Atualmente o Programa de melhoramentos Uvas do Brasil

Atualmente, o Programa de Melhoramento “Uvas do Brasil” utiliza métodos clássicos de melhoramento, como seleção massal, seleção clonal e hibridações. Ações de ajuste de manejo de seleções avançadas vêm sendo desenvolvidas paralelamente ao Programa de Melhora - mento, no sentido de viabilização desses materiais. Ao longo dos seus 40 anos, uma grande equipe técnica trabalhou para executar projetos de pesquisa para atender às necessidades e às demandas de diferentes atores da vitivinicultura nacional, incluindo produtores de uvas de mesa para exportação do semiárido nordestino, viticultores interessados em produzir sucos em regiões tropicais ou pequenos produtores familiares da região da Serra Gaúcha, interessados em melhorar a qualidade do vinho artesanal que produzem. Programa de Melhoramento Genético “uvas do Brasil”.

Disponível em: www.embrapa.br. Acesso em: 24 nov. 2018 (adaptado).

ENEM 2021 - Atualmente, o Programa de Melhoramento “Uvas do Brasil” utiliza métodos clássicos de melhoramento, como seleção massal, seleção clonal e hibridações. Ações de ajuste de manejo de seleções avançadas vêm sendo desenvolvidas paralelamente ao Programa de Melhora - mento, no sentido de viabilização desses materiais. Ao longo dos seus 40 anos, uma grande equipe técnica trabalhou para executar projetos de pesquisa para atender às necessidades e às demandas de diferentes atores da vitivinicultura nacional, incluindo produtores de uvas de mesa para exportação do semiárido nordestino, viticultores interessados em produzir sucos em regiões tropicais ou pequenos produtores familiares da região da Serra Gaúcha, interessados em melhorar a qualidade do vinho artesanal que produzem. Programa de Melhoramento Genético “uvas do Brasil”. 

Disponível em: www.embrapa.br. Acesso em: 24 nov. 2018 (adaptado). 

Para melhorar a produção agrícola nas regiões mencionadas, as técnicas referidas no texto buscaram adaptar o cultivo aos(às) 

a) espécies nativas ameaçadas. 

b) cadeias econômicas autônomas. 

c) estruturas fundiárias tradicionais. 

d) elementos ambientais singulares. 

e) mercados consumidores intemos.

RESPOSTA:

Letra D.

Programas de melhoramento como o mencionado no texto visam à qualificação de sementes para adequação em solos menos apropriados ao plantio de determinado cultivo. No caso, o melhoramento genético descrito viabilizou a produção de uva no semiárido nordestino, um ambiente singular marcado pela limitação da produção agrícola.

Atualmente, o Programa de Melhoramento “Uvas do Brasil” utiliza métodos clássicos de melhoramento, como seleção massal, seleção clonal e hibridações. Ações de ajuste de manejo de seleções avançadas vêm sendo desenvolvidas paralelamente a Programa de Melhoramento, no sentido de viabilização desses materiais. Ao longo dos seus 40 anos, uma grande equipe técnica trabalhou para executar projetos de pesquisa para atender às necessidades e às demandas de diferentes atores da vitivinicultura nacional, incluindo produtores de uvas de mesa para exportação do semiárido nordestino, viticultores interessados em produzir sucos em regiões tropicais ou pequenos produtores familiares da região da Serra Gaúcha, interessados em melhorar a qualidade do vinho artesanal que produzem.

Programa de Melhoramento Genético “Uvas do Brasil”. Disponível em: www.embrapa.br. Acesso em: 24 nov. 2018 (adaptado).

ENEM 2021 – Para melhorar a produção agrícola nas regiões mencionadas, as técnicas referidas no texto buscaram adaptar o cultivo aos(às)A) espécies nativas ameaçadas.B) cadeias econômicas autônomas.C) estruturas fundiárias tradicionais.D) elementos ambientais singulares.

E) mercados consumidores internos.

GABARITO DO ENEM

VÍDEO EXPLICATIVO

Compartilhar esta aula no:

Faça Login para ver os comentários.

    Atualmente, o Programa de Melhoramento “Uvas do Brasil” utiliza métodos clássicos de melhoramento, como seleção massal, seleção clonal e hibridações. Ações de ajuste de manejo de seleções avançadas vêm sendo desenvolvidas paralelamente ao Programa de Melhoramento, no sentido de viabilização desses materiais. Ao longo dos seus 40 anos, uma grande equipe técnica trabalhou para executar projetos de pesquisa para atender às necessidades  as demandas de diferentes atores da vitivinicultura nacional, incluindo produtores de uvas de mesa para exportação do semiárido nordestino, viticultores interessados em produzir sucos em regiões tropicais ou pequenos produtores familiares da região da Serra Gaúcha, interessados em melhorar à qualidade do vinho artesanal que produzem.

programa do Melhoramento Genético “Uvas do Brasa” Disponive! em vrana embrapa brAcesso em 24 nov 2018 (adaptado)

Para melhorar a produção agrícola nas regiões mencionadas, as técnicas referidas no texto buscaram adaptar o cultivo aos(às)

Atualmente, o Programa de Melhoramento “Uvas do Brasil” utiliza metódos clássicos de melhoramento, como seleção massal, seleção colonal e hibridações. Ações de ajuste de manejo de seleções avançadas vêm sendo desenvolvidas paralelamente ao Programa de Melhoramento, no sentido de viabilização desses materiais. Ao longo dos seus 40 anos, uma grande equipe técnica trabalhou para executar projetos de pesquisa para atender às necessidades e às demandas de diferentes atores da vitivinicultura nacional, incluindo produtores de uvas de mesa para exportação do semiárido nordestino, viticultores interessados em produzir sucos em regiões tropicias ou pequenos produtores familiares da região da Serra Gaúcha, interessados em melhorar a qualidade do vinho artesenal que produzem.

Programa de Melhoramento Genético “Uvas do Brasil”. Disponível em: www.embrapa.com.br
Acesso em: 24 nov. 2018 (adaptado)

Para melhorar a produção agrícola nas regiões mencionadas, as técnicas referidas no texto buscaram adaptar o cultivo aos (às)

a) espécies nativas ameaçadas.

b) cadeias econômicas autônomas.

c) estruturas fundiárias tradicionais.

d) elementos ambientais singulares.

e) mercados consumidores internos.

Desde 1977, dando sequência às primeiras iniciativas da antiga Estação Experimental de Caxias do Sul, a Embrapa Uva e Vinho vem conduzindo o Programa de Melhoramento Genético 'Uvas do Brasil', voltado para a obtenção de cultivares para mesa, suco e vinho, especialmente adaptadas às diferentes condições edafoclimáticas brasileiras. Já foram lançadas 21 cultivares que têm como características uma elevada produtividade, diferentes ciclos de produção e alta resistência às doenças que atacam a cultura da videira, como o míldio e o oídio.

O germoplasma básico utilizado nos cruzamentos é obtido a partir dos materiais disponíveis no Banco Ativo de Germoplasma - Uva, mantido pela Embrapa Uva e Vinho. Com 1400 acessos, é o maior acervo de germoplasma de videira de toda a América Latina. A coleção tem exemplares de Vitis vinifera, Vitis labrusca e espécies tropicais selvagens como V. caribaea, V. gigas, V.smalliana e V. schuttleworthii. Híbridos interespecíficos complexos criados na Europa após a disseminação de filoxera, como ‘Seibel’ e ‘SeyveVillard’, resultados de cruzamentos entre V. vinifera e várias espécies americanas como V. rupestris, V. riparia, V. aestivalis, V. cinerea, V. berlandieri,V. bourquina e V. labrusca também fazem parte do Banco e são usados pelo Programa, principalmente como fonte de resistência às principais pragas e doenças.

Atualmente, o Programa de Melhoramento 'Uvas do Brasil' utiliza métodos clássicos de melhoramento, como seleção massal, seleção clonal e hibridações. Ações de ajuste de manejo de seleções avançadas vêm sendo desenvolvidas paralelamente ao Programa de Melhoramento, no sentido de viabilização destes materiais.

Ferramentas de Biologia Avançada como micropropagação, resgate de embriões para viabilização de sementes em cruzamentos de uvas apirênicas e uso de marcadores moleculares que permitam a seleção precoce estão sendo incorporados ao Programa. Também já se faz uso rotineiro do desenvolvimento de perfis genéticos visando a proteção das novas cultivares.

Ao logo dos seus 40 anos, uma grande equipe técnica trabalhou para executar projetos de pesquisa para atender as necessidades e as demandas de diferentes atores da vitivinicultura nacional, incluindo produtores de uvas de mesa para exportação do semiárido nordestino, viticultores interessados em produzir sucos em regiões tropicais ou pequenos produtores familiares da tradicional região da Serra Gaúcha, interessados em melhorar a qualidade do vinho artesanal que produzem.