A planta moringa qual seu nome popular

Legenda da foto,

A moringa tem propriedades nutritivas, mas médicos advertem que não deve ser usada indiscriminadamente

Fidel Castro a colocou em moda em Cuba e assegurou tratar-se do segredo na luta contra a desnutrição e a razão para sua própria cura.

O ex-presidente cubano, de 88 anos, cuja saúde vem sido apontada como frágil há muitos anos, a chamou de "árvore milagrosa".

Chegou, inclusive, a anunciar à imprensa nacional cubana que o país iria "produzir maciçamente" a moringa, conhecida no Brasil como acácia-branca, "que tem também fontes inesgotáveis de carne, ovo e leite", fazendo uma referência irônica às "dezenas de propriedades medicinais" e nutritivas da planta.

Mas a moringa tem, de fato, muitas outras propriedades. Veja, abaixo, o que se sabe dessa "erva mágica":

A moringa é originária do norte da Índia, Etiópia, Filipinas e Sudão, embora esteja presente em vários países tropicais e subtropicais. A planta se cultiva na África, Ásia tropical, América Latina e Caribe, Flórida e ilhas do Pacífico.

A Moringa oleifera, entre as moringas a espécie com maior valor econômico, cresce na região do Himalaia, mas se cultiva extensamente nos trópicos, explica a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, em inglês).

"À medida que se sabe mais sobre seus múltiplos usos, maior é a importância que teve no desenvolvimento de muitas áreas pobres de países em desenvolvimento", explica John Sutherland, da Universidade de Leicester, Reino Unido.

Em alguns lugares a planta é conhecida como moringueiro e quiabo-de-quina. Na África, também é chamada de "melhor amiga da mamãe".

Legenda da foto,

Fidel Castro e a 'árvore milagrosa', que teria ajudado a manter o líder cubano vivo

Na América Latina é conhecida principalmente em Cuba, República Dominicana, Paraguai e Argentina.

Segundo o Centro de Internacional de Pesquisa Agroflorestal (Icraf, na sigla em inglês), a moringa pode medir até 8 m de altura.

Abre-se, em geral, em forma de guarda-chuva e produz flores durante todo o ano. Seu fruto é grande e distinto.

Quase todas as partes da planta podem ser utilizadas na medicina.

"O interesse por suas propriedades medicinais cresceu, há um grande número de estudos científicos sendo feito (sobre ela)", explica Sutherland.

A FAO diz que as folhas da planta "são ricas em proteínas, vitaminas A, B e C, e minerais, muito recomendados para mulheres grávidas ou em período de amamentação, e ainda para crianças pequenas".

As folhas, com alto conteúdo de cálcio e ferro, podem substituir o espinafre, acrescenta o Icraf.

Também contêm altas doses de cistina e metionina, aminoácidos que funcionam como antioxidantes naturais para o corpo humano, e são encontrados em alimentos como ovos, carnes, produtos lácteos e cereais integrais.

As vagens jovens da moringa são comestíveis e seu sabor se assemelha ao do aspargo.

Legenda da foto,

O saber popular diz que a planta ajuda a combater 300 enfermidades

As ervilhas verdes podem ser cozidas e, as flores, consumidas em forma de chá, também usado como remédio para resfriados.

De acordo com a FAO, os produtos derivados da moringa têm propriedades antibióticas, contra os parasitas tripanossomas e pressão baixa.

A planta também cura espasmos, úlceras e inflamações, e tem propriedades para reduzir o colesterol e os açúcares no sangue.

As sementes e cascas são utilizadas para tratar problemas circulatórios.

"É uma espécie incrível e tem propriedades multifuncionais", declarou Fernando Arancibia, da Fundação chilena para a Inovação Agrária (FIA).

O saber popular diz que a planta cura e previne até 300 enfermidades, incluindo diabetes, dores de cabeça ou acne, ainda que não existam estudos científicos que demonstrem tais propriedades.

Talvez por isso muitos se refiram a ela como "a árvore da vida".

No entanto, os especialistas advertem que é preciso ter moderação no consumo da planta, pois entre seus efeitos secundários estão perda de sono, excesso de glóbulos vermelhos e acidez.

O médico naturalista Reinaldo Reyes assegurou em entrevista à televisão dominicana que a moringa pode ser perigosa.

"Tem sido utilizada há anos para combater a desnutrição em países pobres. O problema é que agora as pessoas querem usá-la de forma indiscriminada, porque pensam que é inofensiva", diz Reyes.

Já o médico naturalista Arcenio Estévez Medina afirma não ter "nada contra" o consumo de moringa", mas advertiu que não se deve usá-la indiscriminadamente, assim como a nenhuma outra planta.

A planta moringa qual seu nome popular
Mulher Karo retira folhas verdes dos talos da moringa para preparar refeição (Foto: © Haroldo Castro/Época)

Poucos brasileiros ouviram falar de uma planta chamada moringa. Originária da Ásia e da África, a árvore de até 12 metros de altura fornece abundantes galhos carregados de pequenas folhinhas verdes. Considerada como uma panaceia para muitos males – de tratamento da malária a dores de estômago – e um alimento com alto valor nutritivo e com uma excelente composição de proteínas, vitaminas e sais minerais, a moringa é uma daquelas árvore que todos habitantes dos trópicos deveriam ter no quintal de casa.

Das 14 espécies identificadas, duas são as mais populares. Nativa das encostas do Himalaia, a Moringa oleifera foi reconhecida pela medicina ayurvédica como uma importante erva medicinal há quatro mil anos. A planta indiana acabou sendo disseminada por todo o mundo e chegou até o Brasil.

Uma espécie próxima é a Moringa stenotepala, nativa do leste da África. Segundo pesquisadores da Universidade de Addis Ababa, da Etiópia, que pesquisam a planta há quase duas décadas, a moringa possui uma elevada capacidade para combater diferentes doenças tropicais, tais como a leishmaniose.

Mas o que assombra os nutricionistas é sua composição como alimento. Pesquisadores concluíram que, comparada grama por grama com outros produtos, a moringa possui sete vezes mais vitamina C que a laranja, quatro vezes mais vitamina A que a cenoura, quatro vezes mais cálcio que o leite de vaca, três vezes mais ferro que o espinafre e três vezes mais potássio que a banana. E mais: a composição de sua proteína mostra um balanço excelente de aminoácidos essenciais (aqueles que precisamos ingerir pois o corpo humano não os produz).

A planta moringa qual seu nome popular
Árvores de moringa no meio de uma plantação de milho perto da Arba Minch, no sul da Etiópia (Foto: © Haroldo Castro/Época)

Em um país lembrado por imagens de subnutrição, observar que a moringa etíope – a espécie Moringa stenotepala – é fartamente plantada na zona tropical do país nos dá um grande entusiasmo. Na estrada que sai de Arba Minch em direção ao sul, a árvore está espalhada em diversos campos de cultivo de milho, assim como ao redor das cabanas de palha dos habitantes da região.

Cerca de 90 km depois, chegamos em Konso, a porta de entrada para o território nativo dos povos do vale do rio Omo. Os vilarejos tradicionais da etnia Konso foram proclamados Patrimônio Mundial pela Unesco em 2011 devido aos terraços criados para a agricultura e às muralhas de pedras que protegem os assentamentos humanos.

Como se não bastasse a engenhosidade dos Konso com seus terraços, possibilitando uma agricultura sustentável nas encostas áridas das montanhas, os líderes da etnia plantam, há muitas gerações, árvores de moringa ao redor de suas casas. Assim, a folhinha verde tão nutritiva não falta a ninguém na comunidade e traz um mínimo de elementos nutritivos a toda a população, principalmente às crianças.
 

A planta moringa qual seu nome popular
Entre as cabanas dos habitantes Konso, uma constante: as árvores de moringa, cujas folhas fornecem alimento todos os dias do ano (Foto: © Haroldo Castro/Época)

Graças à moringa abundante e aos cereais e as leguminosas plantados nos terraços Konso, o fantasma da subnutrição afasta-se cada vez mais do sul da Etiópia. De fato, em todos os mercados semanais da região, sempre encontramos pencas e pencas de moringa fresca sendo vendidas para aqueles que não possuem uma árvore em seu quintal.

Thamyres Matarozzi, uma fotógrafa paulistana que viaja com nosso pequeno grupo de brasileiros, já conhecia a fama da moringa desde 2011 quando vivia em Londres. Por ser vegana e buscar uma alimentação consciente, Thamyres comprara na Europa dezenas de saquinhos de pó de moringa para complementar uma possível falta de proteínas ou vitaminas durante sua viagem à Etiópia. Qual não foi sua surpresa ao ver que quase todos os restaurantes onde comemos ofereciam moringa – ou, no idioma local, aleko – nas mais variadas formas, de sopa a refogado!

A planta moringa qual seu nome popular
Thamyres compra um quilo de moringa fresca por R$ 0,30 no mercado de sábado de Weyto (Foto: © Haroldo Castro/Época)

A planta moringa qual seu nome popular
Mulher da etnia Banna, com uma cabaça sobre seu penteado tradicional, oferece moringa (e ovos de galinha) no mercado de quinta-feira de Key Afar (Foto: © Giselle Paulino )

A planta moringa qual seu nome popular
Em Jinka, uma jovem da etnia Ari chega de um campo de cultivo com um carregamento de folhas de moringa nas costas para que o alimento seja preparado em sua casa (Foto: © Haroldo Castro/Época)

A moringa oferece ainda mais um presente às comunidades rurais. Devido a uma composição particular dos óleos e das proteínas contidas nas sementes, quando trituradas e misturadas a uma água turva e não potável, uma reação extraordinária é produzida: a água fica limpa. Como isso acontece? O pó das sementes de moringa possui a propriedade de atrair argila, sedimentos e bactérias, os quais acabam indo para o fundo do recipiente e deixando a água clara e potável.

Tanto as sementes da espécie etíope (Moringa stenopatala) como da asiática (Moringa oleífera) possuem as mesmas características de decantar a água. Pesquisadores do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais comprovaram, em testes de laboratório, que as sementes da moringa asiática conseguem remover 99% da turbidez da água.

Com todos esses atributos, não é difícil considerar a moringa como uma das plantas mais generosas do planeta. Por isso, várias ONGs de desenvolvimento humano que combatem a pobreza e a fome a chamam de “super planta”, “árvore milagrosa” ou “folha que salva vidas”. 

Depois de saber tudo isso, nosso próximo passo será comprar sementes e plantar moringa em casa!

saiba mais

  • Outros posts do Viajologia
  •