A diferença entre cultura popular e erudita

Cultura erudita é aquela formada através de estudos, investigações teóricas e dados empíricos que permitem o desenvolvimento de um pensamento mais elitizado, elaborado e crítico. As óperas, orquestras e concertos de músicas clássicas são alguns exemplos de produtos da cultura erudita.

São exemplos de cultura erudita?

A cultura erudita distingue socialmente uma elite intelectual de outros grupos dentro de um mesmo povo. É disseminada por instituições formais de conhecimento, como as universidades, os museus, os conservatórios. Alguns exemplos dela são a música clássica, a literatura de cunho universal, o balé etc.

Diferenças entre Cultura de Massa, Cultura Popular e Cultura Erudita. A cultura erudita envolve todo o tipo de produção que exige uma maior elaboração técnica, a partir de estudos e análises críticas sobre o conteúdo. Já a cultura popular, ao contrário da erudita, é aquela que nasce a partir do povo de modo natural.

O que é a cultura erudita?

A cultura erudita pode ser definida como uma produção artística elaborada por e para as pessoas da elite social. Sob o pressuposto de ser um produto voltado ao público intelectual, só tinha acesso a esse bem cultural aqueles que tinham maior poder aquisitivo.

A diferença entre cultura erudita e popular é que, na erudita, você tem quase que necessariamente um estudo, um aprofundamento, um conhecimento mais rebuscado”, explica o professor. Já a cultura popular aparece associada ao senso comum, ou seja, ao conhecimento do povo, espontâneo, e não ao conhecimento científico.

– Exemplos de manifestações da cultura popular: carnaval, danças e festas folclóricas, literatura de cordel, provérbios, samba, frevo, capoeira, artesanato, cantigas de roda, contos e fábulas, lendas urbanas, superstições, etc.

Onde podemos encontrar a cultura erudita?

A cultura erudita está à disposição da elite social. É observada nas artes plásticas, na música e na literatura. O acesso à cultura erudita é facilitado para a aristocracia sob o argumento de ser produto de intensa investigação. A aplicação acadêmica também é usada como elemento de defesa do acesso restrito.

A cultura popular representa um conjunto de saberes determinados pela interação dos indivíduos. Trata-se, portanto, de um conjunto de fatores que compõem uma sociedade, como por exemplo, saberes, crenças, costumes e tradições de determinado povo. Destacam-se literatura, música, teatro, dança, culinária, religião, etc.

O erudito é aquele que se comunica pela forma escrita, se em sua criação, replicação ou leitura; enquanto o popular é aquele cuja comunicação oral é primordial em sua aprendizagem e apresentação – me interessa definir as distinções dessa maneira.

A principal diferença entre a cultura popular e a cultura erudita é que a primeira se baseia nos costumes e tradições do povo….Qual a diferença entre cultura popular e cultura erudita?

Cultura Popular Cultura Erudita
Elaboração Espontânea Requer estudo e planejamento

Onde aprendemos a arte erudita?

Na tradição artística ocidental, o centro de origem da produção cultural de elite deu-se na Europa. Como parte desse movimento, a cultura erudita chegou às Américas e à África como uma forma de produção cultural supostamente superior, por ser fruto de uma técnica artística esteticamente mais elaborada.

Como é compreendida a cultura erudita?

Em síntese, a Cultura pode ser compreendida como um conjunto de hábitos e costumes praticados pelos variados grupos sociais. Na Cultura Erudita, podemos destacar que: é disponível para as pessoas com instrução necessária para compreendê-la.

Qual a origem da cultura erudita?

A cultura erudita é uma forma de produção artística feita das elites dominantes para as elites dominantes. Note-se que elite dominante aqui se refere à questão financeira e intelectual. Na tradição artística ocidental, o centro de origem da produção cultural de elite deu-se na Europa.

No entanto, essa visão pode ser extremamente excludente e elitista se considerar-se como refinamento estético apenas aquilo que aceita o padrão europeu de cultura. A distinção da cultura erudita surgiu na Europa para marcar a fronteira que a separa da cultura popular.

Por que a cultura erudita é mais “culta”?

Já a cultura erudita é produzida e apreciada pela elite, por isso, é mais restrita e considerada “superior”, vista como a mais “culta”. Com isso, a cultura erudita demanda mais estudos, diferentemente da cultura popular que conta com a interação entre as pessoas para a sua formação e manutenção.

A principal diferença entre a cultura popular e a cultura erudita é que a primeira se baseia nos costumes e tradições do povo, enquanto que a última está relacionada com um pensamento mais crítico, elaborado e elitizado da sociedade.

A cultura popular é direcionada e consumida principalmente pelas chamadas “grandes massas”. Normalmente, consiste em conteúdos e temas presentes no imaginário e cotidiano do povo, no senso comum e nas heranças culturais de determinada região.

A diferença entre cultura popular e erudita
Cultura Popular (Fonte: Internet)

O samba e o funk Carioca são alguns dos principais exemplos de “produto” da cultura popular no Brasil. No entanto, é normal que cada região apresente as suas particularidades, que caracterizam diferentes personalidades da cultura popular brasileira.

Já a cultura erudita pode ser classificada como o oposto da cultura popular, pois não se dedica ao grande público, mas sim aos indivíduos com um certo nível de instrução, estudo e formação específica em determinados conhecimentos.

A diferença entre cultura popular e erudita
Cultura Erudita (Fonte: Internet)

Por norma, a cultura popular é descrita como espontânea, simples e acessível, enquanto que a erudita está restrita a uma elite intelectualizada, devido ao fato de requerer maior criticidade e elaboração técnica.

Outra grande diferença entre a cultura popular e a erudita é a acessibilidade. A cultura erudita costuma estar relacionada com as camadas sociais economicamente mais elevadas, pois são os indivíduos que conseguem ter acesso aos ambientes onde a erudição predomina.

O oposto ocorre com a cultura popular que, por ser a transmissão dos valores e costumes do povo, está presente e acessível de modo mais fácil para todos os interessados.

É importante lembrar que as definições das manifestações classificadas como cultura popular e cultura erudita são mutáveis, variando de acordo com o local e o tempo.

Por exemplo, determinadas manifestações culturais que eram consideradas populares no passado, podem ser apreciadas como parte da cultura erudita no futuro. E vice-versa.

Fonte: Significados