A danca mas popular da india

A Índia é um lugar de diversas culturas e tradições que fazem da Índia uma rica cultura e patrimônio. Na Índia, existem vários tipos de danças folclóricas. Hoje vamos nos concentrar nas danças folclóricas da Índia. A Dança Folclórica é uma forma de arte que envolve o movimento do corpo, ritmo e música e também é considerada uma forma de interação social e expressões emocionais como felicidade, tristeza, exercícios e expressão de ideias. Geralmente, as danças folclóricas da Índia são executadas para expressar alegria durante casamentos, festivais, nascimento de uma criança, etc. Geralmente, os criadores dessas danças folclóricas não são conhecidos, mas essas danças folclóricas evoluíram e se tornaram danças folclóricas ao longo dos anos , trazendo exclusividade e novidade para a cultura indiana.

As danças folclóricas mais importantes da Índia

1. Dança Folclórica Kuchipudi de Andhra Pradesh

Kuchipudi é originário de uma aldeia chamada Kuchipudi do estado de Andhra Pradesh e é uma das famosas danças clássicas indianas. Esta é uma forma única de dança onde cada passo tem seu próprio significado. Este tipo de dança começa com alguns passos iniciais e depois disso, cada passo expressa várias histórias que são conhecidas como Dharavu. É originado do Natya Shastra, um antigo texto sânscrito hindu. As primeiras evidências da existência de Kuchipudi são encontradas em inscrições de cobre do século 10 . O tradicional Kuchipudi foi executado por uma trupe masculina e é realizado em todo o mundo. Geralmente, o papel de dançarino masculino usa um dhoti, enquanto o papel de dançarina feminina usa um Sari com maquiagem leve.

2. Dança Folclórica Veeranatyam de Andhra Pradesh

Veeranatyam também é conhecido como Dança dos bravos, o significado de Veera significa bravo e Natyam significa dança. É uma das antigas formas de dança de Andhra Pradesh, com significado religioso associado. Ele começou como um ritual realizado nos templos de Shiva em homenagem a Shiva . Instrumentos como Tambura, Soolam, Dolu, Tasha e Veeranam são geralmente usados ​​durante a dança. Esta forma de dança é criada pela comunidade Veeramusti, é principalmente devocional e envolve práticas rituais vigorosas e as pessoas desta comunidade alegam descendência direta do Senhor Shiva. Algumas outras danças folclóricas de Andhra Pradesh são Dappu, Tappeta Gullu, Lambadi, Dhimsa, Vilasini Natyam, Andhra Natyam, Bhamakalpam, Kolattam, Butta Bommalu. etc.

3. Dança Folclórica Bihu de Assam

No estado indiano de Assam, Bihu é um conjunto de três importantes festivais assameses - Rongali Bihu, Kati Bihu e Magh Bihu. Esses três festivais são observados em abril, outubro e janeiro, respectivamente. Entre as três formas de dança, o Rongali Bihu é a mais importante. Bihu está associado à atividade agrícola, principalmente para a produção de arroz, e é celebrado por todo o povo Assamês, independentemente da religião, casta ou credo. Rongali Bihu, Kati Bihu e Magh Bihu celebram, respectivamente, por ocasião do festival de semeadura, adoração de plantas e safras e na época da colheita. Esta dança é geralmente executada por meninas e meninos com os movimentos dos quadris, braços e pulsos, juntamente com rodopios ao som da música do tambor. Em ritmos diferentes, os dançarinos fazem poses diferentes e outros instrumentos como Aspepa, Gogona, Toka, Taal, etc. também são usados ​​na dança Bihu. As roupas vibrantes e coloridas são a principal atração da dança Bihu e essa dança folclórica representa a paixão juvenil, alegria e sedução.

4. Dança Folclórica de Bagurumba de Assam

Vestindo Dokhna, Fasra e Aronai coloridos, geralmente as mulheres executam a dança com passos lentos e mãos estendidas. A dança da Bagurumba lembra o movimento dos pássaros e das borboletas, por isso também é conhecida como “dança da borboleta”. Esta dança é originada e praticada pelo povo Boro , que geralmente fica no sopé do leste e sul do Himalaia, que geralmente são áreas de floresta. 

5. Dança Folclórica Jat-Jatin- Bihar

A dança folclórica mais popular do Norte de Bihar, basicamente na região de Mithila e Koshi, é a dança Jat-Jatin. Normalmente, na estação das chuvas , é realizada em uma das noites de luar . A épica história de amor dos amantes Jat e Jatin, que estavam separados e viviam em situações difíceis, é o tema original da dança, mas nos últimos tempos, através da dança folclórica Jat-Jatin, muitas situações sociais de tendência como pobreza, tristeza, amor , calamidades naturais como secas e inundações também são exibidas. Em algumas versões, durante a execução da dança, os dançarinos usam máscaras para adicionar uma imagem realista.

6. Dança Folclórica Jumari de Bihar

A dança folclórica Jumari é uma das famosas danças de Mithilanchal, Bihar e é semelhante à dança folclórica 'Garba' de Gujarat. Após o mês de Ashvin, é realizado por mulheres casadas, uma vez que a maioria dos rituais também são realizados por elas e, portanto, também significa um bom presságio. As dançarinas casadas usam trajes coloridos e se enfeitam com joias e cantos - “ Kartik Mas na Aakashey Badari ... ” com um humor alegre. 

7. Dança Folclórica Garba de Gujarat

Garba também é conhecido como Garaba é uma das formas populares de dança folclórica em Gujarat e, tradicionalmente, é realizada durante nove dias durante o Navratri. Como as danças espirituais da cultura sufi, esta dança também é realizada em uma forma circular, que se move no sentido anti-horário em torno de uma imagem de uma deusa-mãe, como Durga, ou em torno de uma representação simbólica de sua energia criativa - geralmente um pote de barro iluminado ou uma água Recipiente cheio, mas se o espaço for limitado ou houver muitos participantes, os dançarinos formam círculos concêntricos que se movem em direções opostas. No estágio inicial, a dança começa lentamente e aumenta gradualmente de velocidade. Este nome é derivado do termo sânscrito 'Garbha' que significa útero e tanto homens quanto mulheres podem executar esta dança vestindo trajes coloridos.

8. Dança folclórica Tippani de Gujarat

É originário de Gujarat (especialmente do distrito de Chorwad) conhecido como ' Dança Matla ' ou 'Tippani Nritya'. Durante a apresentação de dança, um grupo de mulheres da beira-mar batia no chão com baquetas e cantos, enquanto outros grupos de mulheres dançavam com batidas de baquetas. Com equipamentos musicais simples como 'Turi', 'Thali', os dançarinos produzem a música. Esta dança é um dos padrões das formas de dança vigorosas da dança folclórica em Gujarat e durante a dança os dançarinos vestem um casaco curto conhecido como '“Kedia' com mangas justas. Depois de começar gradualmente, a velocidade da dança aumenta com os dançarinos batendo no chão alternadamente. 

9. Dança folclórica Phag de Haryana

A dança folclórica Phalgun também é conhecida como dança Phag e, nos meses de fevereiro a março , é realizada pelos agricultores de Haryana. Entre a época da semeadura e a colheita, há um pouco de tempo de lazer para as pessoas expressarem sua alegria e êxtase por meio da dança Phag. Durante a apresentação, os dançarinos masculinos vestem o que há de melhor e mais colorido em seus turbantes, enquanto as mulheres vestem trajes tradicionais coloridos. A dança é realizada na combinação de canto e dança, este tipo de dança mista é conhecido como estilo Dhamal de Haryana. As canções para os artistas masculinos e femininos são diferentes.  

10. Nati Folk Dance - Himachal Pradesh e Uttrakhand

Nati é uma dança folclórica tradicional e nativa de Himachal Pradesh e Uttrakhand, tradicionalmente realizada nos distritos de Kinnaur, Uttarkashi, Dehradun (Jaunsar-Bawar), Kullu, Shimla, Sirmaur, Chamba e Tehri Garhwal. Esta dança tornou-se popular nas planícies também devido à alta imigração de Paharis étnicos nas planícies e como a maior dança folclórica, esta dança está listada no Livro Guinness dos Recordes Mundiais. Tradicionalmente, eles usam instrumentos musicais chamados Dhol-Damau . Existem algumas outras variedades de dança folclórica Nati, como Sirmauri Nati, Kinnauri Nati, Bangani Nati, Kullvi Nati, Mahasuvi Nati, etc.

11. Dança Folclórica Chhau da Bengala Ocidental, Jharkhand e Odisha

É também conhecida como Chau ou Chhaau, e é uma das famosas danças folclóricas clássicas da temporada primaveril indiana misturada com marcial, tribal. As origens dessa dança folclórica estão nos estados da região das Índias Orientais chamados West Bengal, Jharkhand e Odisha. É uma dança estruturada com temas religiosos encontrados no Shaivismo, Shaktismo e Vaishnavismo. Às vezes, os dançarinos de Chhau incluem histórias relacionadas a épicos hindus, o Ramayana e o Mahabharata, os Puranas e outra literatura indiana. Apenas o chhau de estilo Seraikella e Purulia usa máscaras. Esta dança folclórica é realizada à noite em um espaço aberto com a ajuda de instrumentos musicais chamados Dhol, Shehnai, Dhumsa e Chad-chadi. No ano de 2010 essa dança foi listada na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.

12. Rouf de Jammu e Caxemira

No vale de Jammu e Caxemira, Rouf é um dos tipos mais populares de dança tradicional praticada principalmente pelas mulheres. É uma combinação da dança folclórica da Caxemira e da canção folclórica da Caxemira e geralmente é apresentada em diferentes ocasiões no vale, como o Ramadã, o Eid, a época da colheita ou para celebrar a primavera.  

Os passos e movimentos de dança desta canção folclórica são simples, durante a dança mulheres em lindos trajes fazem duas filas e os braços entrelaçados frente a frente. Nas batidas musicais, em movimento oscilante, eles dão um passo à frente e, a seguir, dão um passo para trás. A música que é cantada durante a performance é em forma de pergunta / resposta, onde um grupo questiona e o outro responde de forma rítmica.  

13. Mohiniyattam de Kerala

Mohiniyattam é uma dança clássica solo e esta é uma das danças folclóricas mais populares de Kerala. Mohini é um dos avatares do Load Vishnu, que ajuda o bem a prevalecer sobre o mal, desenvolvendo seus poderes femininos, e desse conceito foi tirado o nome 'Mohiniyattam'. Esta dança folclórica geralmente se apresenta com as batidas do estilo carnático, canto e atuação também são exibidos através da dança, às vezes a recitação é executada por um vocalista separado ou pela própria dançarina. A música é misturada com o idioma Malayalam-Sânscrito, que é conhecido como Manipravalam. Esta dança folclórica é ideal para apresentações femininas porque os movimentos corporais delicados e as expressões faciais sutis são de natureza mais feminina.

14. Kolattam de Andhra Pradesh

A dança folclórica de Kolattam também é conhecida como Kolannalu ou kolkolannalu e esta é uma das danças folclóricas mais populares de Andhra Pradesh, tocada com varas. Desde o século VII, esta arte rural costuma ser apresentada durante os festivais da aldeia. Nos primeiros dias, a dança era executada apenas por mulheres, mas agora era executada por dançarinos masculinos e femininos. O grupo de dançarinos é composto por 8 a 40 e eles são agrupados em pares. Os dançarinos são guiados por um dançarino e se movem em dois círculos. Geralmente, a dança folclórica Kolattam começa com o canto de Lord Ganesha. Nesta dança, os artistas masculinos vestem dhoti, bandana e camisa branca e os artistas femininos vestem saris amarelados com bordas vermelhas. Durante a apresentação de dança, os músicos usam Mridangam, Harmonium e Clarinete como instrumentos musicais.

15. Dança folclórica Hikat de Jammu e Caxemira

A dança folclórica Hikat é um símbolo de alegria e esta dança geralmente é realizada para a temporada de colheita e a primavera de boas-vindas no Vale da Caxemira. Geralmente, uma mistura de duas meninas e meninos executam a dança Hikat de mãos dadas. Ambos estendem e cruzam as mãos para agarrar o pulso da outra pessoa e, em seguida, inclinam levemente a parte superior do corpo para trás. A música começa com batidas lentas e o casal dançarino gira lentamente, e quando a música começa a ganhar ritmo, o casal dançarino começa a girar mais rápido. Tradicionalmente, durante a apresentação de dança, os caxemires usavam Salwaar Kameez e Pathan Kurta. 

Última postagem

Tag