29 semanas e 3 dias de gestação são quantos meses

Na 29ª semana de gravidez é chegado o momento de acertar os últimos detalhes para a hora do parto.

Uma boa ideia é começar com as massagens perianais — pele e músculos que estão entre a vulva e o ânus—, com o fim de tentar evitar uma episiotomia ou laceração no processo.

A massagem perianal é realizada através do alongamento gradual dos tecidos vaginais e perianais por um período aproximado de 36 semanas.

29ª semana de gravidez: mudanças no seu corpo

  • O volume sanguíneo se multiplicou e o seu peso talvez tenha sofrido um aumento de 7 e 9 kg;
  • Você precisará consumir ferro e cálcio para fortalecer a formação dos ossos e o sangue do bebê;
  • Se você sente dor nas costas na hora de dormir, tente colocar um travesseiro fino entre as pernas e outro um pouco maior embaixo da sua barriga;
  • O corpo percebe contrações pontuais e de baixa intensidade, ainda mais frequentes e, em especial, associadas a mudanças na posição do bebê.


29ª semana de gravidez: desenvolvimento do bebê

  • O seu bebê mede agora 35cm e pesa, em torno de 1,5 kg;
  • Os seus movimentos são sentidos como pressões ao invés dos chutes, lembre-se, o importante é que o senti-los todos os dias;
  • As suas pálpebras se abrem e fecham respondendo às alterações na intensidade de luz e ensaia abrir e fechar os seus punhos, movimentos esses mais complexos quando comparados aos que vinha desenvolvendo até o momento;
  • Os órgãos internos começam a funcionar normalmente;
  • O seu cérebro passa a controlar temperatura e respiração;
  • Os seus rins produzem urina que, por sua vez, é eliminada no líquido amniótico e, a sua medula óssea produz as células do sangue.

Vale lembrar que a evolução de crescimento do bebê varia principalmente considerando os fatores genéticos, recomendamos que você se atente para a semana anterior e posterior à semana que você se encontra no presente momento, e, lembre-se o acompanhamento pré-natal com o obstetra é de extrema importância para saúde de mamãe e bebê.

O sétimo mês de gestação é uma época muito importante para o desenvolvimento do bebê e para o entendimento da mulher como mãe. Por isso, as 29 semanas de gravidez são um ponto-chave neste guia.

São várias as mudanças que ocorrem em diferentes sentidos e você vai ver todas elas aqui neste texto. Nos próximos tópicos, confira as mudanças no desenvolvimento da criança, no corpo da mãe e algumas curiosidades sobre essa importante etapa da gestação!

Desenvolvimento do bebê

O bebê está na última fase de desenvolvimento. Por isso, as 29 semanas de gravidez são muito importantes. É durante esse período que acontecem as mudanças finais de construção desse novo ser, para que ele possa vir ao seu encontro de uma vez por todas.

Entre as principais transformações do bebê na semana 29 está a movimentação dele dentro do útero da mãe. É nessa semana que ele fica de cabeça para baixo, posição que permanece até a data do nascimento. É uma forma do corpo preparar a criança para o parto. Alguns bebês podem, ainda, não assumir esta posição neste momento.

Além dessa questão de movimentação, há também modificações na estrutura do corpo do neném. Os órgãos estão em seu processo final de desenvolvimento. Esse é o caso do cérebro, por exemplo, que fica muito ativo nesse momento e tem total controle sobre os movimentos de respiração e também da temperatura do corpo da criança.

Outra questão de crescimento muito sentida pelas mamães têm a ver com a agitação da criança. Nas 29 semanas, o bebê fica muito elétrico, mexe o tempo inteiro, chuta a barriga. Isso pode causar alguns desconfortos para a mulher, principalmente durante a noite.

Há ainda o endurecimento do esqueleto e a pele fica avermelhada. Nos meninos, os testículos vão em direção ao saco escrotal e, nas meninas, o clitóris fica mais desenvolvido.

O feto agora tem cerca de 900 gramas. Ainda é bem pequeno e magrinho, mas daí em diante vai crescer bastante, podendo chegar a até 5 quilos no momento do parto.

Dica: 10 coisas que você não pode esquecer de fazer antes da chegada do bebê

Sintomas na fase gestacional

Os sintomas devido ao crescimento do bebê dentro do útero ficam ainda mais fortes. Por isso, é comum a mãe sentir muitas dores, principalmente nas pernas e na coluna. Além disso, ela vai ficar cada vez mais inchada. Isso ocorre por conta do maior fluxo de sangue e das mudanças hormonais que ficam ainda mais intensas.

A mulher passa a ter mais dores e câimbras nas pernas. É um momento de ficar mais em repouso, mas não o tempo todo. Alguns exercícios leves são indicados, inclusive para diminuir esses inchaços e dores.

Outra questão importante tem a ver com o sono. As 29 semanas de gravidez são um período em que o bebê mexe muito, até para chegar na posição que ele vai ficar durante o restante da gestação. Por isso, muitas mães sentem incômodos, especialmente pela noite, o que atrapalha o sono.

Mudanças no corpo da mãe

Essa é uma época crucial para uma questão muito problemática para as mulheres: o ganho de peso. É comum que a mulher engorde mais nos últimos meses. Algumas ganham mais de 5 quilos até a data do parto, por isso, é preciso tomar uma série de cuidados com alimentação e atividades físicas.

Por mais que a barriga esteja muito grande e que a mulher tenha dores, inchaços e vontade de ficar cada vez mais deitada e parada, ela não pode parar de se exercitar. Caso contrário, vai ganhar muito peso e acabar sem preparo para o parto.

Além da questão do ganho de peso, os seios atingem um tamanho bem maior do que no início da gravidez. O leite já está sendo armazenado para poder alimentar a criança assim que ela nascer.

Clique no banner abaixo e tire suas dúvidas sobre armazenamento de células-tronco do cordão umbilical:

Cuidados com a saúde

Os exercícios físicos nas 29 semanas são muito importantes, mas devem ser realizados com cuidado. Prefira caminhadas não muito demoradas e em horários de sol leve; ou seja, antes das 10 horas e depois das 16 horas.

Além desses exercícios leves, você também precisa incrementar a sua alimentação e até usar alguns suplementos, se necessário. Durante os sete meses, a mulher passa a ter mais dores nas pernas, isso exige uma maior ingestão de potássio e cálcio. Peça para o seu nutricionista fazer uma dieta mais rica nesses minerais.

É preciso também investir em alongamentos, pelo menos duas vezes ao dia: ao acordar e ao ir dormir. Os alongamentos servem para melhorar a circulação sanguínea, diminuir o inchaço, as dores e melhorar a qualidade de vida da mulher nessa fase final da gestação.

Tome muita água e sucos, deite com as pernas levantadas e use meias elásticas. Tudo isso vai ajudar na questão das dores e dos inchaços. Use sapatos e roupas extremamente confortáveis.

Dica: Quais são as principais causas de dores na gravidez?

Dicas e curiosidades da semana

A principal curiosidade das 29 semanas de gravidez é que o bebê começa a se movimentar para ficar na posição que estará no momento do parto. É uma época muito importante e a criança fica bastante agitada.

Antes de chegar aos dois últimos meses, é bom deixar a malinha da criança e a sua preparadas para o parto. Já arrume tudo para não precisar fazer isso de última hora. É uma forma até de se exercitar um pouco para ajudar a diminuir as dores e o inchaço dos sete meses.

É hora da mãe ficar bem relaxada. Por isso, massagens são bem-vindas, assim como meditação, yoga e outros mecanismos que deixem o corpo e a mente tranquilos. Mantenha sempre a terapia ou a análise com um psicólogo para estar preparada para a chegada da criança, quando achar necessário.

Para ter boas noites de sono, é preciso que você consiga acalmar o seu bebê e você não vai conseguir fazer isso estando estressada. Fique bem tranquila, ponha uma música relaxante, escolha uma posição que seja confortável para ele e para você. Assim, vai ser possível dormir com tranquilidade por algumas boas horas.

Essas são as principais características das 29 semanas de gravidez. Quer saber o que ocorre semana a semana depois desse período? Então aproveite a visita ao nosso site e confira tudo o que você precisa saber sobre o terceiro trimestre!

Categorias: Gravidez , Terceiro trimestre de gravidez